terça-feira, 25 de junho de 2019

Câmara ouve nesta terça-feira Glenn Greenwald, responsável pelos vazamentos de Moro

O jornalista Glenn Greenwald, editor fundador do site The Intercept Brasil, estará na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (25). Ele vai falar aos parlamentares membros da comissão de Direitos Humanos sobre as reportagens que seu portal vem publicando com supostas conversas dos celulares de procuradores e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

O debate foi proposto pelos deputados Camilo Capiberibe (PSB-AP), Carlos Veras (PT-PE), Marcio Jerry (PCdoB-MA) e Túlio Gadelha (PDT-PE). Na avaliação desses parlamentares, que fazem oposição ao governo de Jair Bolsonaro (PSL), as reportagens assinadas por Greenwald jogam dúvidas contundentes sobre a imparcialidade da atuação do então juiz Moro e de outros juízes e procuradores.

A ideia de convidar o jornalista responsável pelos vazamentos para falar no Congresso Nacional foi inicialmente de parlamentares do PSL, partido do presidente da República. Assim que eles viram que a oposição tinha gostado da ideia, porém, tentaram voltar atrás, mas já era tarde demais.

Greenwald também foi convidado para uma audiência no Senado Federal, no Conselho de Comunicação Social.