quarta-feira, 29 de maio de 2019

Secretaria de Saúde de Piancó realiza capacitação em Saúde Mental para os profissionais da área

A Secretaria de Saúde de Piancó realiza capacitação em Saúde Mental para os profissionais da área, na sede da Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (29/05) até a quinta-feira (30/05). A capacitação tem por objetivo, atualizar os profissionais da saúde dos CAPS's, PSF, NASF e demais profissionais vinculados à Rede de Assistência à Saúde Mental do SUS. O secretario Antonio Leite coordena os trabalhos em parceria com outros profissionais, ampliando o conhecimento desses profissionais na rede de atendimento de saúde mental, desenvolvendo a capacidade de gerenciamento de serviços substitutivos de saúde mental e dependência química. 

Capacitação em Saúde Mental
Adquirir conhecimento para atuar em áreas da assistência social, SUS (Sistema Único de Saúde) e o SUAS (Sistema Único de Assistência Social); atuação em CAPS e o trabalho em equipes multidisciplinar, são temas relacionados a Capacitação que está sendo realizada.

O Curso de Capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar está sendo ministrado pela professora Eulidivâna Camboim, da Escola de Ciências da Saúde de Patos – ECISA. A ECISA é a única escola técnica da região, que possui estrutura e padrão de nível superior; professor José Cleston Alves Camboim, Enfermeiro e a professora Tarciana Sampaio Costa,  Doutora em Ciências da Saúde.

Francisca Eulidivânia de Farias Camboim é Enfermeira, Especialista em Saúde Mental, Mestranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas pela Santa Casa de São Paulo - FCMSCSP. Possui ampla experiência na assistência de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica. Atuou como enfermeira no CAPS II João Galdino da costa, no município de Piancó - PB entre agosto de 2007 a agosto de 2009. É Coordenadora pedagógica da Escola de Ciências da Saúde Patos-PB/ECISA, desde agosto de 2015.

José Cleston Alves CamboimEnfermeiro, graduado pelas Faculdades Integradas de Patos. Especialista em Saúde pública pelas Faculdades Integradas de Patos, especializando em Metodologias Ativas na Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Integradas de Patos, especializando em Enfermagem Forense, Mestrando pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Docente na Escola de Ciências da Saúde de Patos com as disciplinas de Noções em Primeiros Socorros, História da Enfermagem, Nutrição e Dietética, Fundamentos da enfermagem e Urgência e Emergência.

Tarciana Sampaio Costa, é Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa de São Paulo (FCMSCSP). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduação em Enfermagem e Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Faculdade Santa Maria (FSM). Docente da Graduação em Enfermagem e Psicologia nas Faculdades Integradas de Patos (FIP). Desenvolve estudos considerando o olhar da Saúde Coletiva e Saúde Mental, com ênfase nos temas relacionados às ações de promoção e prevenção dos Transtornos Mentais.

A Prefeitura de Piancó, por meio da Secretaria da Saúde, promove sempre capacitação para seus profissionais, sendo essa uma das prioridades dentro da gestão do prefeito Daniel Galdino.

Imagens: Damião Farias