quinta-feira, 2 de maio de 2019

Piancó é uma das cidades da PB com controle sobre uma possível epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya

A Paraíba tem 46 cidades com alto índice de infestação do Aedes Aegypti, com risco de surto para as doenças Dengue, Zika e Chikungunya, de acordo com dados divulgados na última terça-feira (30/04) pelo Ministério da Saúde.  

O Ministério alerta que o sistema de vigilância dos municípios e toda a população devem reforçar os cuidados para combater o mosquito. 

Em Piancó a Secretaria de Saúde, Antonio Leite Neto, informa que a definição do nível de risco de surto é feito através da análise do primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. O LIRAa é um instrumento que faz o controle do vetor e das doenças (dengue, zika e chikungunya). "Em Piancó, estamos tranquilos", disse o secretário.

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Gerência Executiva em Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado, Piancó não corre risco de epidemia (Confira Boletim em PDF logo abaixo). 

No período de 01 a 05 de abril de 2019 foi realizado o 2º LIRAa/LIA/2019, que é um Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti, pelos municípios paraibanos. O prefeito Daniel Galdino, através do secretário de saúde Antonio Leite, manteve atento aos resultados de forma que viesse a tomar toda e qualquer providência, para que Piancó não corresse qualquer risco epidemiológico com relação as infestações de Dengue, Zika e Chikungunya


oblogdepianco.com.br