sexta-feira, 3 de maio de 2019

Em Piancó, Câmara aprova 'Comenda' em homenagem a Profª Elicênia Pereira e homenageia Cabo Zeca Vicente

Na Sessão dessa quinta-feira (02/05) a Câmara de Vereadores de Piancó, através da sua Mesa Diretora, apresentou e foi aprovado por uninimidade, a 'Comenda Maria Elicênia Pereira Leite', através do Projeto de Resolução nº. 004/2019.

Comenda é uma condecoração concedida a pessoas que se destacam em suas áreas de atuação, desde artistas, políticos e empresários até esportistas. Na Câmara já existe algumas Comendas, com homenagens a personalidades piancoenses. Os nomes dados as Comendas, no âmbito de Piancó, sempre homenagearam personalidades do sexo masculino. Dessa feita, a homenagem se dará a saudosa Maria Elicênia Pereira Leite, e será direcionada às mulheres que vierem a se destacar na sociedade local, dentro das suas áreas de atuação.

Elicênia faleceu numa quinta-feira (04/08/2017)) por volta das 15:00h em João Pessoa. A cidade de Piancó e todo o Vale tomou ciência do ocorrido através de um de seus filhos, o advogdo e ex-vereador Pádua Leite, à época. Foi sepultada em Piancó no Cemitério São Miguel.

Maria Elicênia Pereira Leite 
Uma conceiçãoense que escolheu Piancó pra morar, diante de um relacionamento de amor conjugal com Ângelo Leite de Azevedo. Desse matrimônio nasceram três filhos: Ângelo Leite Filho [empresário e atual secretário de Cultura de Piancó], Paulo Marcelo Pereira Leite [Fundcionário Público Estadual] e Antonio de Pádua Pereira Leite [Advogado, ex-vereador e funcionário do TRT-PB]. Dessa união vieram mais herdeiros e a família cresceu em números de noras e netos. 

A professora Elicênia lecionou por muitos anos nas mais variadas escolas da cidade de Piancó. Sua matéria preferida: Português.

Uma redatora invejável e uma mulher além do seu tempo.

Sempre envolvida nas questões sociais e políticas da sua região, esteve ao lado de figuras ilustres da política paraibana, a exemplos de Antonio Leite Montenegro, Judivan Cabral, Wilson Leite Braga e Zé Maranhão. Foi candidata a vice-prefeita, mas não se elegeu.

Cabo Zeca
Na mesma Sessão, a Câmara, através dos membros da Mesa, e por iniciativa da vereadora Vanderlandia Tomaz (Pros)  apresentaram o Requerimento nº. 027/2019, onde solicita do deputado Tovar Correia (PSDB) que apresente Proposição à Assembleia Legislativa da Paraíba, para que se homenageie o saudoso José Vicente Irmão [Cabo Zeca], no Salão da Delegacia de Polícia Civil de Piancó.

José Vicente Irmão [Cabo Zeca Vicente], faleceu num domingo, 6 de outubro de 2013. Policial Militar, foi  delegado de polícia em várias cidades da Paraíba e vereador na cidade de Piancó. Casado, pai de três filhos, estava aposentado e não mais participava da política concorrendo à cargos eleitorais. Passou por alguns setores da prefeitura, assumindo cargos comissionados e de chefia e fez grandes amigos ao longo dos seus quase 80 anos de vida. 


oblogdepianco.com.br