sexta-feira, 24 de maio de 2019

Carta Aberta aos profissionais da Atenção Básica de Piancó - PMAQ 3º Ciclo

O Secretário de Saúde Piancó, Antonio Leite Neto, divulgou Carta Aberta aos profissionais do PMAQ, após  receber a nova certificação do  Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (3º Ciclo), demonstrado o compromisso dessa Secretaria de Saúde, em cuidar e proteger a população de Piancó. O prefeito Daniel Galdino parabenizou o secretário e consequentemente, todos os que fazem a Saúde no Município. Confira a Carta:

Como Secretário Municipal de Saúde de Piancó, e em nome de todos que fazem parte da gestão municipal do SUS, venho, de público, expressar nossos agradecimentos aos profissionais que fazem parte de nossas equipes da atenção básica pelo compromisso demonstrado diuturnamente na execução do seu mister de cuidar e proteger a população de Piancó.

Acabamos de receber a nova certificação do PMAQ – Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica, 3º Ciclo.

Infelizmente houve redução no valor alcançado pelas equipes, e isso expressa a dificuldade crescente imposta pelo governo federal na avaliação do trabalho na atenção básica. O que termina por reduzir os valores federais repassados a essas equipes, reduzindo o peso da União no financiamento das equipes e aumentando a responsabilidade da gestão municipal. Nada mais normal na vida de quem conhece a gestão do SUS.

Discordamos da forma escolhida para repasse desses recursos tendo em vista o congelamento, desde 2013, dos valores repassados ao PSF – Programa Saúde da Família.

Entretanto, além de prosseguirem sempre com o mesmo compromisso com os usuários e usuárias do Sistema Único de Saúde em Piancó, nossas equipes realizaram várias reuniões para avaliação dos índices cobrados no PMAQ, capacitando-se no entendimento dos questionários a serem aplicados pela avaliação externa. A gestão garantiu, e garante, toda a infraestrutura necessária ao funcionamento da atenção básica com investimento em equipamentos novos, informatização do trabalho de todas as equipes, informatização do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, transporte, insumos, medicamentos e demais itens necessários às atividades dos PSFs.

Nossa produção na atenção básica se qualifica e intensifica a cada dia, resultado do investimento da gestão municipal e da qualidade do trabalho e do compromisso de nossos profissionais.

Para tanto, basta sabermos que, em 2016, segundo o Ministério da Saúde, a produção das equipes da atenção básica em Piancó foi de 36.868 procedimentos. Em 2017 esse número sobe para 50.344 procedimentos e, em 2018, nossas equipes realizaram e registraram 79.283 procedimentos. Não há termo de comparação entre esses números que não nos leve a um sentimento de orgulho pelo trabalho de nossas valorosas equipes do PSF.

Assim, reiteramos, em nome da gestão de Piancó, nossa alegria de podermos contar com equipes do PSF que fortalecem o Sistema Único de Saúde e, em respeito ao seu trabalho, nos comprometemos, apesar da ilógica redução dos valores repassados pelo governo federal, a mantermos os pagamentos dos profissionais no mesmo padrão atual sem que esses pagamentos sofram impacto negativo com a redução da participação da União, ou seja, a gestão municipal assumirá todo o ônus e garantirá às suas equipes, por merecimento das mesmas, a manutenção de sua gratificação por desempenho.

Um forte abraço a todos e a todas e sigamos juntos em busca de melhorarmos o acesso às ações e serviços públicos de saúde e a qualidade de vida de nosso povo.

Piancó, 23 de maio de 2019.

Antônio Leite Neto
Secretário Municipal de Saúde