sábado, 6 de abril de 2019

V Conferência Municipal de Saúde de Piancó

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé
A imagem pode conter: 14 pessoas, incluindo Neguinha Tomaz, pessoas em péA Prefeitura de Piancó, por meio da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, iniciaram neste 05 de abril, a V Conferência Municipal de Saúde de Piancó. Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, o evento serviu para discutir indicadores, situações, necessidade e dificuldades de usuários encontradas no Sistema Único de Saúde, além de reforçar a sua importância para a população. A situação da saúde no município com a elaboração de propostas baseadas nas diretrizes do Plano Plurianual 2018/2021 também foi avaliada durante a Conferência. O encontro aconteceu ás 08:00h até às 17:00h dessa sexta-feira (05/04) no Fórum Desembargador Luís Sílvio Ramalho. Na ocasião os presentes puderam sugerir melhorias e discutir sobre assuntos relacionados à saúde pública do município.
A conferencia municipal é o ponto de partida para a conferencia estadual e depois, a nacional. Acontece em todos os municípios e estados brasileiros.

Com a participação da população - chamados usuários da saúde -, dos trabalhadores da saúde, da gestão e dos prestadores, esse foi o momento mais democrático na elaboração das politicas para a saúde do município, já que todos os participantes atuaram de forma igualitária. Todas as vozes forão ouvidas.

Com o tema "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS" e sub-eixos, "Saúde como Direito", "Consolidação do SUS" e "Financiamento do SUS", a Conferência foi o momento da elaboração das propostas que possam se transformar em soluções que permitam com que o direito a saúde seja materializado na garantia do acesso as ações e serviços de saúde.

oblogdepianco.com.br
Imagens/reprodução redes sociais