terça-feira, 9 de abril de 2019

Quem é Abraham Weintraub, o novo ministro da Educação de Bolsonaro

(Casa Civil)
Após muitas idas e vindas, o presidente Jair Bolsonaro confirmou a demissão de Ricardo Vélez Rodríguez do Ministério da Educação, colocando no cargo o economista Abraham Weintraub, que até então era secretário-executivo da Casa Civil, sendo considerado o "número 2" da pasta comandada por Onyx Lorenzoni.

Professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Weintraub é formado em economia pela USP (Universidade de São Paulo) e mestre em administração pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Fez longa carreira na iniciativa privada, trabalhando 18 anos no Banco Votorantim, onde foi de office-boy a economista-chefe. Após ser demitido da instituição ele foi trabalhar na Quest Corretora, para em seguida passar a atuar como professor de Ciências Contábeis na Unifesp.

Junto com seu irmão, Arthur, fundaram o Centro de Estudos em Seguridade, que presta consultoria a empresas e publica uma revista sobre Previdência, assunto em que os dois são especialistas.

Os dois se tornaram próximos de Lorenzoni após conhecerem o ministro em um seminário internacional sobre Previdência realizado, em 2017, no Congresso Nacional. Foi desta relação que Arthur e Abraham conheceram o presidente Jair Bolsonaro.

Weintraub atuou na equipe do governo de transição junto com o irmão, sendo responsável pela área de Previdência. Abraham é entusiasta e tem diversos estudos do sistema de capitalização, que agora faz parte da proposta da reforma da Previdência proposta pelo atual governo.

infomoney