quarta-feira, 3 de abril de 2019

Itaporanga sedia o I Encontro Regional sobre Serviço de Atenção Domiciliar

A atenção domiciliar (AD) é a forma de atenção à saúde oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde. Com abordagens diferenciadas, esse tipo de serviço está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e é oferecido de acordo com a necessidade do paciente, a partir do atendimento de diferentes equipes. 

Na última segunda-feira, dia 1º, aconteceu o I Encontro Regional do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) - Melhor em Casa, na cidade Itaporanga. O encontro, que foi realizado e sediado pela Prefeitura de Itaporanga para os SADs do Vale do Piancó que possuem este tipo de atendimento, serviu como trocas de experiencias e vivência em cada SAD. "Piancó, em relação as demais cidades, se destacou mais uma vez, já que tem uma rede assistencial eficiente"., disse um dos participante.

O próximo encontro, que acontecerá no mês de junho,  será sediado e organizado pela Prefeitura de Piancó.

Modalidade AD2 e AD3 – Melhor em Casa (SAD)

Destina-se, na modalidade AD2, a usuários que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo, podendo ser oriundos de diferentes serviços da rede de atenção, com necessidade de frequência e intensidade de cuidados maior que a capacidade da rede básica. A modalidade AD3 destina-se aos usuários semelhantes aos da AD2, mas que façam uso de equipamentos específicos. São pacientes de maior complexidade que dificilmente terão alta dos cuidados domiciliares.

oblogdepianco.com.br
imagem: reprodução