sábado, 16 de março de 2019

Saúde em Piancó nas comunidades rurais

Nesta sexta-feira (15/03) a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Piancó, com apoio da Secretaria de Educação, esteve em algumas comunidades rurais prestando serviços as população ali residentes. Na Comunidade Junco, promoveu palestra sobre 'Alimentação Saudável e Hábitos Adequados para se Ter Qualidade de Vida', sendo ministrada pela nutricionista do NASF, Dra. Ana Paula Gervásio e realizada na Unidade de Saúde da Familia José Tomaz dos Santos. O encontro teve a finalidade conscientizar os presentes sobre o tema abordado e atrair pacientes com alto índices de massa corpórea para a formação de um Grupo de Emagrecimento, visando a perda de peso e o aumento da qualidade de vida dessas pessoas.

Já na Comunidade Pitombeira, a Prefeitura de Piancó, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com a Secretaria de Educação, realizou na 'Escola Luís de Caldas Sobrinho', o 'Programa Saúde na Escola'. Sob orientação da odontóloga Dra. Amanda Justino, e da enfermeira Raelma Maria, a ação teve como objetivo orientar a todos sobre a importância da higienização pessoal e prevenção da pediculose. Na oportunidade, foram realizadas avaliação, aplicação de flúor e encaminhamento para tratamento odontológico na E.S.F Joaquim Estevam.

Os profissionais fazem palestras, ouvem as queixas dos moradores, examinam as pessoas, aplicam vacinas, fazem testes rápidos e distribuem medicamentos.

O envolvimento com a comunidade para fins de sua participação na formulação de políticas públicas está parcialmente ligado à característica dela, porém completamente relacionado ao perfil e compreensão da equipe na promoção e manutenção dessas políticas. O secretário de saúde, Antonio Leite Neto, bem como o prefeito Daniel Galdino, querem o envolvimento de todos os rurais no planejamento de políticas de saúde para o homem do campo e suas famílias.

oblogdepianco.com.br com Assessoria
Imagens da PMP