terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Piancó entra 2019 com muita esperança e famílias unidas em suas residências


O Réveillon em Piancó foi bastante reservado. As famílias optaram em ficar unidas em suas residências e esperar juntos a contagem regressiva para a chegada de 2019. Uma imagem que ilustra a chegada de 2019 na cidade de Piancó, é a Praça Salviano Leite (Foto) quase ou praticamente, vazia. A chegada de 2019 não só marca mais um número no calendário. A partir desse 1º de janeiro, a cidade pode vir a ter boa parte de seus projetos (leia-se Prefeitura Municipal) iniciados. 

Piancó tem o privilégio para os serviços de atenção primária, ou atenção básica, que são aqueles que, idealmente, acompanham a população quando sadia, de modo a evitar doenças. E encaminham o doente a serviços de saúde mais complexos – a um médico especialista, por exemplo – no caso de problemas mais graves. 

No Brasil, eles são comumente oferecidos em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e por equipes do Programa Saúde da Família. A atenção primária é importante porque, quando prestada de formas adequadas, pode impedir o surgimento de quadros sérios – pode evitar, por exemplo, que uma hipertensão descontrolada culmine em um infarto. A pesquisa da Fiocruz mostra que, historicamente, o Brasil encontrou dificuldades em estruturá-la nos municípios menos populosos. (epoca.globo.com)


O que muitos vislumbram nesse novo ano é que o Executivo consiga, com a Cãmara de Vereadores coadunada com a gestão Municipal, executar os projetos que foram interrompidos por uma pequena parte de parlamentares.

oblogdepianco.com.br