segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Em Piancó, Movimento pela revitalização da Escola Estadual 'Santo Antonio' leva centenas de pessoas as ruas da cidade


O Movimento pela Revitalização da Escola Estadual 'Santo Antonio', na cidade de Piancó, levou centenas de pessoas as ruas da cidade nesta segunda-feira (03/12), dia de feira livre. Foram várias as representações estudantis, comercial, religiosas, política e a sociedade em geral. A Escola Estadual Santo Antonio está localizado à Rua Nicolau Loureiro, próximo a Praça Agamenon Farias, onde também se localiza a Biblioteca Pública Municipal Dr. Firmino Ayres. Segundo dados do Censo 2017, a escola conta com 48 funcionários, 13 salas de aulas, dentre outras informações, a exemplos de 412 alunos no Ensino Médio, 70 alunos no EJA.

Eene Santo Antonio está localizada em Rua Nicolau Loureiro, 63, Centro. CEP: 58765-000. Pianco - Paraíba O email é enesaescolanormal@yahoo.com.br. A escola pertence a rede estadual e possui um total de 482 alunos (segundo dados do Censo 2017) em Ensino Médio e EJA.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, investiu na recuperação de mais de 450 escolas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Cuité, Mamanguape, Itabaiana e Monteiro. Na cidade de Piancó [ no Vale do Piancó], as escolas estadual "Santo Antonio" e o imóvel onde funcionava a escola estadual "Beatriz Loureiro Lopes",  estão em ruínas. Segundo informações, existe uma ordem de serviço para a recuperação da Escola Estadual "Santo Antonio", que desabou boa parte da sua estrutura física pela falta de conservação. O imóvel onde funcionou a escola "Beatriz Loureiro Lopes", está abandonado pelo Estado. Em 2017 boa parte da estrutura física da Escola Estadual Santo Antonio, ruiu ocasionando sérios prejuízos ao educandário e por sorte, não havia nenhum funcionário na sede da escola, o que evitou um acidente sério "graças a mão de Deus", conforme disse uma professora.

Sem a realização da revitalização por parte da Seplan, a estrutura física da Escola Estadual Santo Antonio, a cada dia, se infla, e pode vir a ruir a qualquer momento, colocando em risco a vida dos funcionários e alunos. Diante dessa preocupação, a sociedade viu a necessidade de se movimentar e buscar através de um movimento suprapartidário, a atenção do governador Ricardo Coutinho (PSB) pra que ele já deixe para o próximo governador, João Azevedo, a incumbência de recuperar, o mais breve possível, o imóvel onde se localiza uma das escolas mais antigas da cidade, além de ser um monumento histórico e cultural que a sociedade quer preservar para as gerações futuras.

O movimento realizado nesta segunda-feira trouxe a tona o tema e espera-se que os órgãos, a exemplo da 7ª Gerência Regional de Educação (com sede na cidade de Itaporanga) faça chegar até o governador, o apelo da população piancoense, o que muitos acredita ser muito difícil.

UEPB
Numa terça-feira (14/01/2014), o reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Profº Antônio Guedes Rangel Júnior, acompanhado do Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Profº Orlando Ângelo da Silva (natural de Piancó), e da Pró-Reitora de Administração, Profª Célia Regina Diniz, estiveram em Piancó para visitar Escolas Estaduais localizadas no município para fins de preparar relatório para viabilizar instalação de campus da UEPB no Vale do Piancó. A Escola Estadual Santo Antonio foi a escolhida por seu espaço físico e boa localização.

A efetivação da instalação da UEPB na cidade de Piancó, não foi concretizada, segundo informações à época, por falta de planejamento dos governos municipal e estadual e da própria universidade.

Com o movimento realizado na manhã de hoje, aguarda-se uma Ordem de Serviço por parte do governador, para que o próximo gestor, em 2019, dê início as reformas necessárias para que o imóvel do EESA não venha a ruir, causando um prejuizo incalculável a história do Vale do Piancó.

oblogdepianco.com.br
Imagens: Vereadora Neguinha Tomaz (Facebook)