domingo, 18 de novembro de 2018

Em Piancó, 'Fake News' dá o tom de como será a campanha municipal em 2020 nas redes sociais

Eugênia Batista e Antonio Leite
Segundo Alessandra Monnerat, Matheus Riga e Pedro Ramos, jornalistas do Estadão (SP), a influência das fake news sobre o voto na próxima campanha é dada como certa para especialistas como a diretora da agência de checagem Lupa, Cristina Tardáguila. O principal impacto das fake news é tumultuar o processo pelo qual as pessoas recebem as informações sobre questões de interesse público, diz Cristina, com efeitos de intensidade imprevisível. “A unidade básica da tomada de decisão é a informação. Se você está mal informado, você tomará más decisões”, afirma.

Em Piancó, nas últimas semanas o Fake News invadiu o rádio e tomou conta dos debates nas ruas da cidade piancoense, com relação a mudanças de secretários na atual gestão municipal. A primeira 'vítima' direta da notícia falsa, foi o secretário Antonio Leite Neto, que teve seu nome veiculado por alguns opositores do prefeito Daniel Galdino, como sendo a secretaria de saúde, a próxima a mudar de titular, pois recentemente se substituiu a secretária D'Maria Serra Galdino por Gélson Gervásio, na pasta da Educação. A fake news jogada ao público sem nenhuma informação oficial, envolvia os nomes da funcionária Eugênia Batista (Auditoria) e Antonio Leite, dando conta de que Eugênia seria anunciada como a nova secretária na Saúde, o que foi desmentido pela mesma.

Para saber sobre o fato, a nossa Redação recorreu ao secretário Antonio Leite que, num primeiro momento, se mostrou impactado com tal comentário na imprensa local. Antonio disse que jamais foi cogitado essa possibilidade dentro do atual quadro. 

A nossa Redação buscou manter um diálogo com o prefeito Daniel Galdino e, o mesmo não deu atenção ao comentário e nem sequer quis falar sobre o assunto, já que foge da realidade, quando a gestão tem problemas mais sérios e urgentes para resolver, que é  buscar recursos e liberá-los para o desenvolvimento da cidade.

Câmara Municipal - No próximo ano a Câmara de Vereadores realizará sua eleição para presidência da Mesa da Casa de 'Padre Manuel Otaviano'. Se hoje já usam o 'Fake News' para confundir a opinião pública, imagina quando estiver próximo as eleições no legislativo mirim.

Com relação ainda ao episódio noticioso que envolveu o nome do secretário Antonio Leite, o mesmo relatou que sua preocupação é continuar ajudando na gestão e desenvolvendo seu trabalho frente a pasta da Saúde com zelo e atenção as pessoas que necessitam de apoio da secretaria de saúde.

oblogdepianco.com.br