terça-feira, 20 de novembro de 2018

Clodoaldo Brasilino: PIANCÓ 270 ANOS - DÉCADA DE 1900 - 1910 EM PIANCÓ


por Clodoaldo Brasilino Filho*
DÉCADA DE 1900-1910 EM PIANCÓ
(Reprodução)

EM 01 DE FEVEREIRO DE 1901, ASSUME O CARGO DE VIGÁRIO DA PARÓQUIA DE SANTO DO PIANCÓ, PADRE ABDON MELIBEU LIMA,DESIGNADO POR DOM ADAUTO DE MIRANDA HENRIQUES, BISPO DIOCESANO DA PARAÍBA.

EM 15 DE JANEIRO DE 1902, O JUIZ DE DIREITO JOSÉ DE SOUSA MATOS ROLIM, POR DETERMINAÇÃO DO PRESIDENTE DO ESTADO DA PARAÍBA, DAR POSSE AOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DA VILA DE PIANCÓ, COMPOSTO DOS SEGUINTE MEMBROS:
ANTONIO MOREIRA OLIVEIRA, JOÃO GALDINO DA COSTA,JOÃO LEITE LIMA,INOCÊNCIO FERREIRA LIMA,JOÃO BATISTA DE ALMEIDA, TELÉSFORO PEREIRA DA CRUZ E ANTONIO LÚCIO DE LACERDA.

EM 01 DEZEMBRO DE 1902, É CRIADA NA VILA DE PIANCÓ, A FILARMÔNICA "SANTO ANTONIO" IDEALIZADA PELO PADRE ARISTIDES FERREIRA DA CRUZE REGIDA PELO MAESTRO AMÉLIO MARINHO CESAR.

20 DE JUNHO DE 1903, O PRESIDENTE DO ESTADO, TENDO EM VISTA O AVISO CIRCULAR DO MINISTÉRIO DA GUERRA, RESOLVE DESIGNAR OS CIDADÃOS JOÃO BEZERRA LEITE FILHO E JOÃO FELIX DE AZEVEDO, PARA COMPOREM A JUNTA DE ALISTAMENTO MILITAR, PARA REALIZAREM EM 01 DE AGOSTO O ALISTAMENTO DA VILA DE PIANCÓ DE ACORDO COM A LEI 2556, DE 26 DE AGOSTO DE 1874.

EM 17 DE MARÇO DE 1903, O PRESIDENTE DO ESTADO DA PARAÍBA, SOB PROPOSTA DO CHEFE DE POLICIA DO ESTADO, RESOLVE EXONERAR OS CIDADÃOS TIBURTINO LEITE FERREIRA JUNIOR E LUIZ DA SILVA LACERDA, DOS CARGOS DE DELE-GADO E PRIMEIRO SUPLENTE DO TERMO DE PIANCÓ,IGUAL NOMEANDO PARA DELEGADO DR. FELIZARDO LEITE FERREIRA
E COMO SUPLENTE NICOLAU LEITE DE CESAR LOUREIRO.

EM 24 DE OUTUBRO DE 1903, É EXONERADO A PEDIDO DO CARGO DE SUPLENTE DE DELEGADO NICOLAU LEITE, SENDO SUBSTITUÍDO POR JOSE FARIAS DE SÁ BARRETO.

ASSUME O CARGO DE JUIZ DE DIREITO DA MUNICÍPIO DE PIANCÓ, PEDRO FIRMINO DA COSTA.

EM 30 DE FEVEREIRO DE 1905, O PRESIDENTE DO ESTADO DA PARAÍBA, DE CORDO COM A LEI 221 DE 14 DE NOVEMBRO DE 1904, NOMEIA O DR. FELIZARDO TOSCANO LEITE FERREIRA, PARA EXERCER O CARGO DE PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PIANCÓ, E EM IGUAL TEOR NOMEANDO RUFINO ANTONIO FALCÃO CESAR, PARA O CARGO DE SUB-PREFEITO DO MESMO
MUNICÍPIO.

EM 11 DE NOVEMBRO DE 1905, A LEI ESTADUAL 233, CRIOU NA VILA DE PIANCÓ, UM CORPO DE GUARDA MUNICIPAL COMPOSTO DE 15 HOMENS.

EM 01 DE JANEIRO DE 1908, O MUNICÍPIO DE PIANCÓ TINHA A SEGUINTE COMPOSIÇÃO ADMINISTRATIVA:
PREFEITO- FELIZARDO TOSCANO LEITE FERREIRA
CONSELHO MUNICIPAL- JOSE DIAS PARENTE(PRESIDENTE)
JUIZ DE DIREITO-IRINEU ALVES DE OLIVEIRA
JUIZ MUNICIPAL-ANTONIO FERREIRA FEITOSA VENTURA
JUSTIÇA FEDERAL-FRANCISCO DE PAULA E SILVA
DELEGADO-ANTONIO LUCAS DE LACERDA
TABELIÃO-FRANCISCO ANTONIO PEREIRA PINTO
COLETOR FEDERAL-MHATIAS MARINHO CESAR
ESTAÇÃO DE ARRECADAÇÃO-JOÃO LOPES DA SILVA E JOÃO GALDINO DA COSTA FILHO
VIGÁRIO-PE. ARISTIDES FERREIRA DA CRUZ

EM 07 DE JANEIRO DE 1908, SÃO ELEITOS PRESIDENTE E VICE DO CONSELHO MUNICIPAL DE PIANCÓ, RESPECTIVAMENTE JOSE DIAS PARENTE E MANUEL PEREIRA DA SILVA LIMA.

EM 02 DE SETEMBRO DE 1908,É NOMEADO O SR, FRANCISCO DE PAULA E SILVA, PARA EXERCER O CARGO DE PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PIANCÓ.

EM 01 DE JANEIRO DE 1910, O MUNICÍPIO DE PIANCÓ, É COMPOSTO DE UMA COMARCA DE 04 TERMOS, SENDO UM TERMO SEDE DA COMARCA,UM TERMO NA VILA DE MISERICÓRDIA, UM TERMO NA VILA DE CONCEIÇÃO E UM OUTRO NA VILA DE PRINCESA ISABEL.
*Historiador/pesquisador 
oblogdepianco.com.br