sexta-feira, 2 de novembro de 2018

A Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero há 501 anos

(Reprodução)
No dia 31 de outubro de 1517, o monge alemão Martinho Lutero afixou na porta da Igreja no Castelo de Wittenberg, na Alemanha, o documento em que expunha suas divergências com o catolicismo na forma de 95 teses.

A manifestação pública daria início ao movimento conhecido com Reforma Luterana ou Protestante.

As 95 Teses de Martinho Lutero são o marco inicial da Reforma Protestante. A tradição luterana celebra Martinho Lutero (1483-1546) e as “95 Teses” que foram afixadas na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, em 31 de outubro de 1517, dando início ao movimento de renovação da Igreja Cristã.

Por que Lutero foi excomungado pela Igreja Católica?
Martinho Lutero e seus partidários são excomungados pela bula papal Decet romanum pontificem em 3 de janeiro de 1521. Ainda assim, não tendo sido condenado à pena de morte, ele continuaria a defender sua doutrina diante da Dieta de Worms. ... Foi a réplica de Lutero que deu início à controvérsia.

Quem era Martinho Lutero antes da reforma?
Martinho Lutero, em alemão: Martin Luther (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546), foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante.

Em que ano Lutero traduziu a Bíblia?
A Bíblia de Lutero (ou Bíblia Luther) é uma tradução alemã da Bíblia, produzida por Martinho Lutero, impressa pela primeira vez em 1534. Esta tradução é considerada como sendo em grande parte responsável pela evolução da moderna língua alemã.
 
oblogdepianco.com.br com ebc