sábado, 27 de outubro de 2018

Prefeitura de Piancó intensifa ações sobre o Outubro Rosa com palestras nos órgãos de saúde do município

Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Piancó, através da Secretaria de Saúde e equipes do Nasf, SAMU, UPA, PSFs e outros órgãos de saúde pública municipal, com o apoio do prefeito Daniel Galdino, secretário de saúde Antonio Leite, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e assistentes sociais, realizaram diversas ações para intensificar o Outubro Rosa no Município. 

O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. 
 
A campanha:
enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;
informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;
mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;
esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;
informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.
As ações foram as mais variadas, compostas de palestras sobre a importância da prevenção do Câncer de Mama.

A população sempre esteve presente, macivamente, em todos os eventos, o que para os mobilizadores da campanha Outubro Rosa, serviu como incentivo a uma resposta sobre a execução de um trabalho direcionado a toda comunidade.


oblogdepianco.com.br
Imagens: Funcionários da Secretaria de Saúde de Piancó