sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Em Piancó, UPA-24h realiza palestra sobre o Câncer de Mama (Outubro Rosa)


Foi realizado nesta sexta-feira (05/10) na Unidade de Pronto Atendimento de Piancó [UPA-24h], Palestra sobre o Câncer de Mama. O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. Esse é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A proporção em homens e mulheres é de 1:100 - ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença. No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade. Segundo o INCA, é que represente, em 2016, 28,1% do total dos cânceres da mulher.

Todos os pacientes, homens e mulheres, que estava, naquele local (UPA) aguardando atendimento, foram convidados a assistir a palestra, de forma ativa e interessada.
 
O secretário de saúde, Antonio Leite Neto, se fez presente, acompanhando todos os funcionários daquele órgão de saúde pública, onde, além de dissertar sobre a importância do Outubro Rosa, representou o prefeito Daniel Galdino que se encontrava em outro local, tratando de assuntos referente a gestão municipal.

Outubro Rosa 2018
Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O INCA participa do movimento desde 2010, promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença. A Prefeitura de Piancó, através da Secretaria de Saúde, vem desenvolvendo ações referente ao Movimento "Outubro Rosa' em todas as repartições públicas do Município, com especial destaque as que cuidam de assistência médica.


oblogdepianco.com.br