sábado, 6 de outubro de 2018

Em Piancó, Prefeitura realiza exames de mamografia para mulheres a cima de 50 anos

A Prefeitura de Piancó através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando exames preventivos contra o Câncer de Mama. A carreta do Programa de Controle do Câncer de Mama, está estacionada na policlínica 'Antonio de Araújo Quinho', atendendo mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

O Programa de Controle do Câncer de Mama possui uma série de diretrizes para ampliar o acesso das mulheres entre 50 e 69 anos, aos exames de mamografia de rastreamento para a detecção precoce da doença.

Esse Grupo, caso esteja sem sintomas, por exemplo, não precisarão dos exames de mamografia de rastreamento para detecção precoce da doença.

A recomendação é que as mulheres que tiveram resultados normais na mamografia, realizem o exame anualmente.

O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Políticas públicas nessa área vêm sendo desenvolvidas no Brasil desde meados dos anos 80 e foram impulsionadas pelo Programa Viva Mulher, em 1998. O controle do câncer de mama é hoje uma prioridade da agenda de saúde do país e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, lançado pelo Ministério da Saúde, em 2011.

oblogdepianco.com.br com Secretaria de Saúde/PMP