terça-feira, 30 de outubro de 2018

Em Piancó, Mutirão da Catarata será realizado pelo Hospital Wneceslau Lopes

(Imagem meramente ilustrativa/Internet)
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará mais um mutirão de cirurgias de catarata em Piancó, nos próximos dias. Essa ação acontece no município e serão atendidas as pessoas que já passaram pela triagem e o pré operatório, sendo que o município tem direito a 43 (quarenta e três) vagas, que vão ser atendidas durante dois dias, conforme informações extra oficiais. O objetivo do mutirão de cirurgias é agilizar os procedimentos em pacientes que estão na fila de espera. Parece que está havendo um desencontro de informações com relação ao número de pessoas que serão atendidas e, ao invés das 43 já mencionada e que passaram pela triagem e o pré operatório, apenas 12 (doze) vagas serão disponibilizadas, o que não foi confirmado pela direção do hospital, e nossa Redação está buscando manter contato com a diretora do nosocômio, para saber quantas pessoas, na verdade, serão beneficiadas com o procedimento cirúrgico.

Todos os pacientes, segundo informações preliminares, ou seja: os 43, foram triados com critério clínico e podem correr o risco de ficar fora desse benefício ofertado pelo SUS.

Catarata – É uma doença dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino – lente natural do globo ocular que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. A disfunção provoca a diminuição progressiva da visão, podendo ser congênita ou adquirida. A catarata pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes e até uso de medicamentos sem indicação médica. O tratamento consiste em cirurgia, que apresenta grau elevado de cura da doença.
Até o fechamento dessa matéria, não conseguimos localizar um contato com a diretora do hospital de Piancó. Estamos a disposição para qualquer informação por parte dos que fazem aquele órgão de saúde pública, para os esclarecimentos necessários.
oblogdepianco.com.br