domingo, 28 de outubro de 2018

Datafolha mostra Bolsonaro com 55% e Haddad com 45%; diferença entre os dois caiu 8 pontos

A última pesquisa Datafolha divulgada hoje (27), um dia antes do segundo turno, mostra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) com 55% dos votos válidos e Fernando Haddad (PT) com 45%. Os votos válidos não consideram os votos em branco, nulos ou abstenções.

A diferença entre os candidatos caiu de 18 pontos para 10 pontos dos votos válidos em nove dias, de acordo com o instituto de pesquisa.

Nos votos totais, Bolsonaro aparece com 47% contra 39% de Haddad. Votos brancos e nulos somam 8% e os que não souberam ou não responderam são 5%. No levantamento anterior, o candidato do PSL tinha 48% e Haddad, 38%.

O Datafolha também levantou a rejeição dos candidatos. A maioria dos ouvidos, 52% disseram que não votariam “de jeito nenhum” em Haddad, enquanto 46% disseram o mesmo de Bolsonaro. Já os que votariam “com certeza” no capitão do Exército representam 46%, enquanto 38% disseram o mesmo sobre Haddad.

Quando questionados sobre o grau de decisão dos votos, 94% dos eleitores de Bolsonaro disseram estar totalmente decididos e votar no candidato e 6% ainda podem mudar de ideia. Dos eleitores de Haddad, 93% disseram estar totalmente decididos e 7% ainda podem mudar.

O Datafolha também perguntou “Qual número você vai digitar na urna eletrônica para confirmar/anular seu voto para presidente?” e 95% dos eleitores de Bolsonaro fizeram menções corretas, enquanto 3% não souberam o número do candidato e 1% fez menções incorretas. No caso de Haddad, 94% fizeram menções corretas, 5% não souberam o número e 1% fez menções incorretas.

O instituto ouviu 18.371 eleitores em 340 municípios na sexta-feira (26) e hoje (27). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE com o número BR-02460/2018 e foi encomendado pela Rede Globo e a Folha de S.Paulo.