
Na Paraíba, quase todos os municípios são atingidos por algum nível de seca. Cerca de 70% das áreas agrícolas e de pastagens estão afetadas, conforme mostra o gráfico mais abaixo. A estimativa é de que 1,3 milhão de pessoas estejam sendo prejudicadas nos municípios com graus de seca mais intensos.
Conforme divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), não há previsão de chuvas significativas até o final de setembro no leste do Nordeste. O órgão, que é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), informou que atualmente as condições climáticas relacionadas aos fenômenos El Niño e La Niña são de neutralidade, porém com chance de evolução para um El Niño até o fim do ano.
Espera-se um episódio de El Niño durante a próxima estação chuvosa do norte do Semiárido. Como as condições de seca tem aumentado recentemente, sugere-se que as partes interessadas no gerenciamento e uso de água assumam um estado de atenção, orientou o Cemaden.
Comparativo do IIS entre agosto/2018 e julho/2018 no Nordeste:
Seca Fraca: aumento de 630 para 557 municípios
Seca Moderada: aumento de 468 para 513 municípios
Seca Severa: aumento de 209 para 286 municípios
Seca Extrema: aumento de 40 para 91 município
Seca Excepcional: aumento de 0 para 25 municípios
Fonte Agência Brasil