sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Dia do Ciclista será comemorado em 19 de agosto

Piancó (Imagem/Reprodução)
No próximo domingo, 19 de agosto, será celebrado o primeiro Dia Nacional do Ciclista, que passou a vigorar no calendário brasileiro em novembro passado. O número de adeptos ao meio de transporte no Brasil vêm crescendo. Não à toa, é cada vez mais comum ver homens de terno e mulheres de blazer pedalando pelas ciclovias das grandes cidades. Segundo a pesquisa "De bike ao trabalho", 37,6% dos entrevistados pedalam todos os dias até o local de trabalho. Pensando nesse novo cenário, algumas empresas incentivam seus colaboradores a usarem o veículo de duas rodas e separam espaços especiais para que fiquem guardados em segurança.

Em Piancó, alguns ciclistas estão conclamando aqueles que possuem suas bikes em casa, que a retirem da garagem e façam uso dela neste domingo, em uma grande bicicletada pelas ruas da cidade piancoense.

A cidade já organizou o Ecopedal. O evento foi idealizado pelo advogado e ciclista Pádua Leite e teve o patrocínio da iniciativa privada e prefeitura de Piancó. Recebeu mais de 300 ciclistas de várias cidades do Nordeste. O 2º Ecopedal foi realizado num domingo (12 de junho de 2016). Ciclistas vindos de várias cidades da Paraíba e outros estados como Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco, percorreram vários locais da zona urbana e rural de Piancó.

Seria oportuno um evento semelhante com o apoio da iniciativa privada e prefeitura, para incentivar crianças, adolescentes e idosos no uso de bicicletas para exercitar e cultivar a saúde e economizar combustíveis, já que a cidade é pequena e dá muito bem para fazer percursos de bicicletas ou a pé.

oblogdepianco.com.br