quarta-feira, 15 de agosto de 2018

A falta de chuvas e as dificuldades para os pequenos agricultores do Sertão

A Paraíba é o segundo estado do Brasil com o maior número de municípios em situação de emergência por seca ou estiagem. Ao todo, 196 cidades paraibanas apresentam crise hídrica.

Em primeiro lugar, também no Nordeste, a Bahia tem 211 municípios na mesma situação; na terceira posição aparece o Rio Grande do Norte, seguido por Pernambuco e Ceará. No ranking, estados de outras regiões também estão presentes, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Os dados foram coletados até o dia 13 de março deste ano.

No Fórum Mundial da Água, o ministro da Integração Nacional, o então ministro Helder Barbalho, destacou que é preciso fazer investimentos para ampliar e modernizar o sistema de abastecimento do país. Apesar do Brasil ter cerca de 11% da água doce do planeta, a distribuição territorial não é uniforme. “Temos de intensificar a cooperação entre os órgãos governamentais. É importante que os estados estejam integrados, otimizar as estratégias de uso racional”, disse.

Ela acrescentou que também é “determinante” revitalizar o Rio São Francisco, buscar integração entre baciais das regiões do Brasil e investir em saneamento básico.

oblogdepianco.com.br com fonte do portalt5