sexta-feira, 20 de julho de 2018

DE POETA PARA POETA: Bráulio Bessa e Nildo Leite

Em recente encontro na cidade de Itaporanga, Vale do Piancó, o poeta piancoense José Nilton Leite [Nilton Poeta] teve a oportunidade de encontrar o poeta Bráulio Bessa. Ambos conversaram por alguns minutos e falaram muito sobre poesia. Aproveitando a oportunidade, Nilton entregou o seu último livro "Versos do Poeta", a Bráulio, que ficou extremamente grato.

Para quem não sabe, Bráulio Bessa Uchoa é um poeta de literatura de cordel, declamador e palestrante brasileiro. Nascido em Alto Santo, no Vale do Jaguaribe, Ceará, no ano de 1986. Ficou famoso após apostar na internet para resgatar a tradicional literatura de cordel. Foi desta forma que seus vídeos com declamações já ultrapassaram 40 milhões de visualizações, tendo como marcas registradas o sotaque e o inseparável chapéu. Ele também é o criador do projeto ‘Nação Nordestina’, que divulga a cultura do Nordeste na internet e que tem mais de um milhão de fãs/seguidores, o que o consagrou como ativista. Por tudo isso, Bráulio ganhou a alcunha de "embaixador do Nordeste".

José Nilton Leite é um poeta piancoense que ainda está iniciando com seus trabalhos na internet, e na literatura de cordel, também declamador, escrevendo e se apresentando em eventos na região do Vale do Piancó.

O encontro entre essas duas personalidades da literatura de cordel, mostra que nessa área cultural não há fronteiras, e a partir daí, com o incentivo que Bráulio deu a Nilton, a vontade de continuar insistindo, sem o apoio da Lei de Incentivo a Cultura - LIC, dá mais energia ao poeta Nilton e aos demais que hoje faz a poesia na cidade de Piancó.

oblogdepianco.com.br