quarta-feira, 6 de junho de 2018

Hoje é o Dia Nacional do Teste do Pezinho

(Reprodução/Portal 27)
Nesta quarta-feira,  6 de junho, é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho: um exame rápido, gratuito e obrigatório por lei, que detecta doenças antes de os sintomas aparecerem. Para conscientizar a população sobre a importância do exame, a APAE DE SÃO PAULO e a Unisert (União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal) promovem a Campanha Junho Lilás, que contará com monumentos iluminados pela cor, em São Paulo, e ações com mães e pais influenciadores digitais. A campanha tem o apoio da Revista Pais & Filhos, Chicco, Instituto Maurício de Souza e Revista Materlife.

Teste do Pezinho ajuda na prevenção da deficiência intelectual
Realizado a partir da coleta de gotinhas de sangue do calcanhar do recém-nascido, o exame é fundamental na prevenção da deficiência intelectual e na melhoria da qualidade de vida das crianças. "Para que a prevenção seja possível, o exame deve ser realizado após as primeiras 48 horas do nascimento e até o 5º dia de vida do bebê", afirma Sônia Hadachi, supervisora do Laboratório do Serviço de Triagem Neonatal da APAE DE SÃO PAULO. O exame básico, que é gratuito e disponibilizado pelo SUS, detecta seis doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase. Além disso, a APAE DE SÃO PAULO oferece o Teste do Pezinho MAIS, SUPER + SCID e AGAMA que juntos identificam até 50 doenças.

Monumentos em São Paulo e Rio de Janeiro receberão iluminação lilás
Em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, diversos monumentos paulistas receberam, a partir de 1º de junho, a cor lilás, que foi escolhida por representar tranquilidade e transformação, são eles: Ponte Estaiada (Ponte Octávio Frias de Oliveira), Viaduto do Chá, Edifício Matarazzo (sede Prefeitura), Biblioteca Mario de Andrade, Ponte das Bandeiras, Obelisco do Ibirapuera, Monumento às Bandeiras e Hospital Municipal do Menino Jesus, na Bela Vista. Já no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor recebe a iluminação especial da campanha, no dia 06/06, das 19h às 20h.

Mães e pais influenciadores digitais estão engajados na campanha
A atriz e influenciadora digital Naiumi Goldoni é a embaixadora oficial da campanha Junho Lilás 2018. Além dela, as mamães e influenciadores digitais Helen Ramos (@helmother), Thaís Vilarinho @maeforadacaixa), Lorena e Junia (@lapisdemae), Karina Martins (@vidademaemoderna) e os papais Tiago e Gabi (@tiagoegabi), Thiago Queiroz (@paizinhovírgula), Adriano Bisker (@paidecinco), Jorge Freire (@nerdpai), Ariane Ferrari (@aarianeferrari) e Thiago Couto (@papaiurbano) também participam da campanha.

APAE DE SÃO PAULO é referência no Teste do Pezinho
Pioneira na realização do exame no País, a APAE DE SÃO PAULO implantou o Teste do Pezinho no Brasil em 1976 e, desde 2001, é um Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) credenciado pelo Ministério da Saúde. Atualmente, a Organização é responsável pela realização do teste de 75% dos bebês nascidos na capital paulista, 63% dos recém-nascidos do Estado de São Paulo e 16% do total de crianças triadas no Brasil por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e de maternidades e hospitais privados.

O Laboratório da APAE DE SÃO PAULO é o maior da América Latina em número de exames realizados e desde a sua implantação triou mais de 16 milhões de crianças brasileiras. A Organização também tem um sistema de Busca Ativa, que realiza a convocação imediata de todos os recém-nascidos que apresentam alteração no Teste do Pezinho. Caso seja solicitada a recoleta, é fundamental fazê-la imediatamente. A APAE DE SÃO PAULO possui ainda Ambulatório de Triagem Neonatal com equipe interdisciplinar para orientação e tratamento dos casos confirmados. Para saber mais informações, acesse: http://www.apaesp.org.br/testedopezinho


oblogdepianco.com.br com Assessoria