terça-feira, 12 de junho de 2018

Economista Tarcísio Valério da Costa/UFPB participa do Congresso Internacional Cidade Lixo Zero

O Economista Tarcísio Valério da Costa/UFPB, está participando do Congresso Internacional Cidade Lixo Zero (Zero WasteCities), em Brasília, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, que aconteceu de 5 a 7 de junho do corrente ano, com o objetivo de guiar as pessoas a mudar seus modos de vida e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo, buscando à preocupação sobre a melhoria da qualidade de vida para as gerações futuras. 

O evento reunirá especialistas do mundo todo para apresentar e debater sobre as melhores práticas e tecnologias usadas para o gerenciamento de resíduos sólidos. O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), divulga a importância do conceito Zero Waste (Lixo Zero), uma meta ética e econômica que pretende levar as pessoas a mudar seus modos de vida, além de incentivar os ciclos naturais sustentáveis, em que todos os materiais produzidos são projetados para permitir recuperação e uso pós-consumo. 

Segundo Tarcísio Costa, esta prática pretende-se trazer para a Paraíba, através de projeto de extensão, onde será implementada aos municípios de acordo com a lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e que estão sendo cobrados pelo Ministério Público sua implementação nos 223 municípios paraibanos. 

A metodologia lixo zero é uma gestão eficiente a ser implementada como política pública municipal que prever não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final ambientalmente correta, finalizou o Tarcísio Costa.

oblogdepianco.com.br