terça-feira, 15 de maio de 2018

No dia do Assistente Social, Secretaria de Saúde de Piancó dá início a Semana de Luta Antimanicomial


Nesta dia 15 de maio, Dia do Assistente Social, a Prefeitura de Piancó, através da Secretaria de Saúde, deu início a Semana de Luta Antimanicomial, que será de 15 a 18 de maio. A programação será marcada por uma série de atividades para a comunidade. 

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é celebrado em 18 de maio e foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.

A principal reivindicação da Luta Antimanicomial é por uma sociedade sem manicômios, sem prisões ou qualquer tipo de instituição que reproduza a lógica e as práticas manicomiais. E para que isso seja possível, segundo Marta Elisabeth, o desafio é a implantação efetiva da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Rede
A RAPS é uma diretriz do Ministério da Saúde, que garante acesso público e de qualidade aos portadores de sofrimento mental, numa rede de serviços aberta, com base territorial, sem ruptura dos vínculos comunitários e familiares. Estabelece os pontos de atenção que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) e é composta por serviços tais como: os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT); os Centros de Convivência e Cultura, leitos em hospital geral, os Consultórios de Rua, as Unidade de Acolhimento (UAs), dentre outros.

oblogdepianco.com.br