domingo, 27 de maio de 2018

Em Nova Olinda, no Vale do Piancó, mais um suicídio é registrado

A cidade de Nova Olinda, situada no Vale do Piancó, Sertão do Estado da Paraíba, mais uma vez é pega de surpresa com um fato que tem se tornado repetitivo nesta pequena comuna. Segundo informações da Polícia Militar, esse já é o segundo suicídio ocorrido em menos de um mês. O fato, segundo informações, aconteceu neste sábado (26), quando uma mulher de apenas 29 anos, identificada como sendo Eva Silvestre da Silva [Eva de Prego]. Na casa onde foi encontrado o corpo já sem vida, a cidadã residia com seus filhos. Quem encontrou o corpo foi uma irmã da vítima, que logo após saiu pedindo socorro. Eva de Prego era separada e passava por séria dificuldades financeiras, conforme comentou alguns vizinhos.

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Mas como buscar ajuda se sequer a pessoa sabe que ela pode ser ajudada e que o que ela passa naquele momento é mais comum do que se divulga? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?

Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina)e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.


oblogdepianco.com.br