quarta-feira, 4 de abril de 2018

4 de abril é comemorado o Dia Mundial dos Animais de Rua

Hoje, 4 de abril é comemorado o Dia Mundial dos Animais de Rua. No dia 4 de outubro se comemora o dia de São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais.

São Francisco de Assis viveu na Itália entre os séculos XII e XIII. Durante a juventude levava a vida como um rico filho de comerciante. Então, converteu-se e passou a trabalhar com um grupo de discípulos (que ficaram conhecidos como franciscanos), todos devotos da pobreza evangélica.

O santo tinha uma relação muito especial com os animais. Há alguns anos o Papa João Paulo II decretou São Francisco de Assis como o padroeiro da ecologia, pelo reconhecido amor a todas as criaturas.

Francisco de Assis foi sepultado em 4 de outubro de 1226 e canonizado em 1228. Em comemoração à data, durante este mês várias entidades de proteção animal organizam eventos sobre bem-estar animal e cerimônia de bênção aos animais.

Dias dos animais
Com o passar do tempo, o homem passou a olhar o animal de forma humana, já que os mesmo sentem dor, medo, angústia, como qualquer pessoa.

Em dias atuais, ainda podemos presenciar atos desumanos (Como o que ocorreu na cidade de Igaracy-PB) e maus tratos aos bichos. Atos estes que vêm chamando a atenção de defensores de animais e também do poder público. As redes sociais também se tornaram um grande aliado no combate aos maus tratos.

Devemos aproveitar esta data para refletir sobre a importância e o bem que esses animais fazem e trazem para as nossas vidas. Alguns são até considerados como filhos pelo fato de darem um carinho incondicional aos seus donos.

Quem ama os animais cuida, portanto nesta data e se possível todos os dias, alimente um cão de rua, apadrinhe uma castração, dê um lar temporário ou adote. Em caso de maus tratos nunca deixa de denunciar.

oblogdepianco.com.br com caespetropolis