quinta-feira, 1 de março de 2018

Notícia sobre "fechamento" da UPA causou pânico na população do Vale do Piancó

Uma notícia veiculada em redes sociais e reproduzidas por blogs e sites, sem averiguar a veracidade dos fatos, causou pânico a população, além de colocar os funcionários do órgão numa situação constrangedora. Como se sabe, desde que foi eleito o novo prefeito de Piancó, Daniel Galdino (PSD), com 51.92% dos votos do eleitorados local, que alguns parlamentares vem tentando tumultuar a gestão, inviabilizando novas ações para a população piancoense. 

Nesta quarta-feira (28/02/2018), alguns vereadores adentraram a sede da UPA e, filmando o interior do órgão público de saúde, questionaram alguns serviços que, aparentemente, não estava sendo prestados a população, e indagaram sobre a presença dos médicos de plantão no local. O médico estava lá e foi visto nas filmagens  (sem autorização), que foram colocadas ao público, tentando mostrar que a UPA estava fechada, porque não tinha corpo clínico. O que, segundo auxiliares do prefeito, não procede. 

Entenda como funciona a UPA
A UPA trabalha junto com o SAMU 192 para dá mais agilidade no atendimento de todos os piancoenses e cidades do Vale.

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As UPAs inovam ao oferecer estrutura simplificada - com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.Nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h.

oblogdepianco.com.br com Assessoria

5,197 VOTOS