sábado, 24 de fevereiro de 2018

Besouros (cascudo) invadem ruas de Piancó depois das chuvas

A quantidade de besouros (chamados "cascudos") nas ruas de Piancó, chamou a atenção e causa espanto nos habitantes da cidade. Alguns moradores têm se preocupado com esse tipo de inseto, que é comum neste período chuvoso, porém, geralmente vistos em pequenos números.

Os besouros estão por todas as ruas da cidade e conseguem até invadira as residências e locais, a exemplos de escolas, bares, rodoviária, etc.  "É comum esse inseto nesta época, mas não muitos assim como apareceu este ano", comenta um morador. 

Os besouros são insetos noturnos comuns em florestas tropicais, eles são atraídos por qualquer foco de luz, podendo se aglomerar também em árvores, portes e muros.

Besouros cascudos
Os besouros cascudos são bastante populares em diversas regiões do Brasil. A sua coloração é, em sua maioria, preta, com uma tonalidade verde metálica sobreposta, e seu tamanho é de cerca de 1,5 centímetros de comprimento.

Como a maioria dos besouros, os cascudos também possuem receptores sensoriais localizados nos músculos, ajudando-os a controlar seus movimentos e a posição do corpo.

A população pede que o Município, através da Diretoria de Meio Ambiente, tome providências para amenizar a invasão desses insetos que causa repulsa e não deixa que os moradores se sentem em suas calçadas, durante a noite. "O pior é o mal cheiro, que chaga a causar coceiras no nariz", disse uma moradora.

oblogdepianco.com.br