quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

E o Carnaval chega ao fim em 2018; Foliões amanhecem o dia na Praça em Piancó

(Carnaval 2018 em Piancó)
Diz-se que no Brasil o ano não começa antes do Carnaval, data flutuante no calendário. Se assim o for (novamente), seguindo uma das mais genuínas tradições brasileiras, de acordo com o calendário 2018, o ano só vai começar ao meio dia de 14 de fevereiro, nesta quarta-feira de cinzas, quando se acaba a festa. Mas, antes disso, todos terão curtido, a seu modo, um longo feriado que começou no sábado, dia 10 de fevereiro, com muita festa por todo o País, e em especial, na cidade de Piancó, Sertão paraibano (Vale do Piancó).

O carnaval é, sem sombra de dúvidas, a data comemorativa mais popular e mais esperada do Brasil. A alegria, a descontração e a irreverência que marcam o período podem ser vistas nas ruas, becos e avenidas de todo o país.

É natural esperar o carnaval com uma certa ansiedade, seja para cair na folia ou para descansar e viajar. Afinal de contas quase todo mundo costuma estar de folga durante o período, uma vez que prefeituras, escolas, bancos e o comércio em geral costumam fechar as portas até a terça-feira de carnaval.

Mas quanto ao carnaval 2018, ele cai que dia mesmo? Este é o tipo de pergunta que todo o Brasileiro se faz todos os anos e que cuja resposta sempre gera uma certa confusão e muita polêmica. Isso ocorre porque a data do carnaval não é fixa e está diretamente ligada aos festejos da páscoa (data móvel). Logo o carnaval, via de regra, é comemorado sempre 47 dias antes do domingo de páscoa.

Um pouco sobre a história do carnaval
O carnaval do Brasil tem as suas origens no período colonial por volta de meados de XVII e foi, inicialmente, fortemente influenciado pelo entrudo, uma festa de origem portuguesa que antecedia a quaresma. No início do século XIX o entrudo já era uma festa bastante popular em todo o território brasileiro. No entanto, ao longo do século XIX o entrudo começou a declinar ano a ano devido a chegada da corte Portuguesa ao Rio de Janeiro e a pressão por parte das elites para que a festa se tornasse mais civilizada.

oblogdepianco.com.br com calendario2018brasil