quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Chuvas superam expectativas em Piancó e todo o Vale

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) divulgou, no início do ano, durante encontro em Campina Grande, que seria esperadas chuvas dentro da média histórica no Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão, nesse ano de 2018.

A previsão climática  foi anunciada pelos meteorologistas do Governo do Estado.

De acordo com o setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, os últimos seis anos foram de chuvas abaixo da média histórica na maior parte do Estado. A estiagem de 2017 foi provocada, principalmente, pelas condições do Oceano Atlântico e a influência do fenômeno El Niño.

Desde o início de janeiro de 2018 a cidade de Piancó vem recebendo chuvas esporádicas com volumes consideráveis e espera-se que mais água chegue para molhar as terras áridas do Sertão.

A Sala de Situação da Aesa, também conhecida como Centro de Gestão de Situações Críticas, monitora a variação climática de forma ininterrupta, possibilitando a prevenção de eventos críticos como secas e enchentes. Ela funciona em Campina Grande, onde técnicos do Governo do Estado trabalham em sistema de plantão, acompanhando em tempo real os dados enviados pelas estações meteorológicas.
Em Piancó a população está satisfeita com as constantes chuvas, mas esperam que de agora em diante a água venha dos céus, sem os relâmpagos e os trovões.
oblogdepianco.com.br