quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Semana de Ciência e Tecnologia tem biodigestor caseiro e protótipos de carros de corrida

Um biodigestor caseiro de baixo custo para o tratamento dos resíduos orgânicos domésticos; protótipos de carros e motos de corrida; além de meios de controle do Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Esses são alguns dos projetos que os visitantes da XIV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 (SNCT), no Parque da Criança, em Campina Grande, podem conferir.

O evento, que tem como tema “A Matemática está em tudo!”, foi aberto nesta quarta-feira (25) pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tovar Correia Lima, que representou o prefeito Romero Rodrigues. Promovido pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, com o apoio Fapesq-PB, Sebrae e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o evento será encerrado na quinta-feira (26).

Participam do evento com apresentação de projetos e atividades as seguintes instituições: UFCG, UFPB, UEPB, Centro Cultural Lourdes Ramalho, Colégio 11 de Outubro, Colégio Panorama, Colégio Petrônio Figueiredo, Escola Virgem de Lourdes, Escola Técnica Redentorista e Escolas Estaduais (Augusto dos Anjos, Ademar Veloso da Silveira, Severino Cabral, Liberdade, Irmã Zuleide Cavalcante Porto, Raul Córdula, Hortênsio Ribeiro, Nenzinha Cunha Lima e Padre Emídio Viana Correia).

Programação – Na quinta-feira, a partir das 6h, haverá atividade física coordenada pelo Programa Mexe Campina, da Sejel/PMCG. Logo depois, às 9h, o professor Emir Candeia Gurjão vai proferir palestra sobre “Inteligência artificial e o futuro”.

A partir das 10h, o professor Juscelino Farias Maribondo (Engenharia Mecânica/UFCG) falará sobre o tema “Competição SAE BRASIL de Fórmula 1”. Já às 14h, tendo a coordenação do Centro Cultural Lourdes Ramalho/SECULT, acontecerá atividade sobre o tema “Sustentabilidade: PUFF com garrafa PET”.

Atividades também acontecerão no Museu Vivo da Ciência, começando às 9h, com a temática “Matemática de Excelência em tudo e o alcance de todos: uma conversa com professores” (Laboratório de Matemática), tendo a coordenação do professor Silvânio Andrade – PPGECM/UEPB. Também a partir das 9h, acontecerá uma Oficina de Redação, no auditório 1, sendo coordenada pela professora Edvana Vieira/EEFM Raul Córdula.

Em seguida, a partir das 14h, a professora Lívia Maria Sampaio Campos (DSC/UFCG) falará sobre a temática “Como o pensamento computacional (PC) pode ser desenvolvido nas minhas aulas?”. Depois disso, haverá o encerramento como o Grupo Ônix Tribal Fusión, tendo a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura de Campina Grande. 

Assessoria