segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Professor cria projeto para ajudar a aumentar a renda de catadores na cidade de Patos

O Professor José Herculano Filho, do IFPB Campus Patos, tem projeto que ajuda a aumentar a renda dos catadores da cidade de Patos.

O objetivo do projeto é implantar o sistema de separação do lixo em Seco e Molhado na cidade de Patos, oferecendo uma alternativa de geração de renda aos agentes ambientais (catadores) da cidade, proporcionando melhores condições de trabalho e qualidade de vida.

O projeto será implantado através dos alunos voluntários da Instituição, onde farão campanhas educativas da separação do lixo nos bairro da cidade.

Outro objetivo do projeto é promover oficinas de EPI (Equipamento de Proteção Individual), economia solidária, primeiros socorros, higiene e segurança no trabalho e empreendedorismo solidário.

De acordo com o professor, coordenador do projeto, a ideia é estimular o empreendedorismo, geração de emprego e renda na comercialização dos recicláveis. Visto que a maior parte dos catadores vive no lixão da cidade.

Uma atividade de auto risco a dos Catadores do Lixão:

Por estarem expostos ao lixão, os catadores têm mais probabilidade de adquirir problemas de saúde como leptospirose, dermatites de contato, infecções gástricas e verminoses de toda ordem. Além de serem pessoas invisíveis na sociedade, visto que não existe uma política pública voltada para esses agentes ambientais, busca catar no lixo materiais para melhorar a sua renda familiar, visto que estão à margem da pobreza.

MaisPatos