quarta-feira, 22 de março de 2017

Presidente do Stiupb vai à Camara de CG debater sobre municipalização da Cagepa

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (Stiupb), Wilton Maia Velez, confirmou presença na audiência pública que a Câmara Municipal de Campina Grande, através da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Convivência e Sustentabilidade do Semiárido, realizará no dia 24 próximo (sexta-feira), a partir das 15h, para tratar do processo de municipalização da Cagepa.

O convite foi enviado ao Sindicato pelo presidente da citada Comissão, vereador Lula Cabral.

Como tem sido prática rotineira, Wilton Maia fará questão de participar das discussões e vai aproveitar a ocasião que tanto a privatização como a municipalização da empresa será ruim para trabalhadores e para os consumidores em geral.


Nesta semana, o presidente do Stiupb elaborou um Manifesto contra a Privatização da Cagepa. Entre outras coisas, a nota diz que: “O Governo Federal tem implementado uma nova onda de privatizações, dessa vez atacando o setor de saneamento, e isso ocorre após a ascensão de um governo que se legitimou por meio de um processo golpista contra a democracia brasileira, e ao custo do sofrimento do povo, o Temer quer  implementar, a qualquer custo, uma agenda que foi derrotada nas urnas nos últimos pleitos eleitorais, tal politica neoliberal ataca frontalmente os direitos sociais e trabalhistas consolidados em décadas de luta do povo brasileiro. A agenda do atual Governo Federal inclui a imposição aos Estados para que vendam as suas empresas públicas a fim de renegociarem suas dívidas com a União”.

Wilton Maia mostra no Manifesto que a Cagepa tem se apresentado uma empresa que não tem dado prejuízos financeiros ao Estado e que tem agido com eficiência na prestação de serviços: “a companhia foi saneada economicamente e atualmente tem superávit, e quando falamos de prestação de serviço, cabe deixa claro que a CAGEA tem a menor taxa de desperdício de agua do Nordeste (36,7%)”.

Em relação a saneamento, evidencia a nota, que esse serviço a Cagepa executa muito bem: “Estudo elaborado pelo Instituto Trata Brasil, revela que dois municípios paraibanos estão muito bem posicionados no novo Ranking do Saneamento Básico das 100 maiores cidades brasileiras. O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (20/02), mostra que Campina Grande ocupa a 18ª posição no País, sendo a segunda melhor do Nordeste. Na 42ª colocação geral, João Pessoa aparece em 1º lugar entre as capitais nordestinas e a 9ª no Brasil”.

Em comparação ao estudo divulgado no ano passado, conforme o sindicalista, Campina Grande subiu 11 posições, saltando da 29ª colocação no ranking de 2016 para a 18ª. Assim como João Pessoa, a Rainha da Borborema também aparece entre as 16 cidades no Brasil em que 100% da população urbana é atendida com água tratada.

Já em relação ao esgotamento sanitário, as duas cidades paraibanas também se destacam no ranking. Campina Grande tem uma cobertura de 88,28%, enquanto João Pessoa de 75,71%. O estudo do Instituto Trata Brasil, levou em consideração os dados coletados no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e serve para comprovar a eficácia da CAGEPA na prestação dos serviços no Estado em João Pessoa, Campina Grande e em todas regiões da Paraíba.
 
OBlogdePianco.com.br
Assessoria