sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Em quatro anos, despesa com folha de pessoal do Estado cresceu mais de 24% na PB

Relatório divulgado pelo Tesouro Nacional aponta que a despesa com folha de pessoal no estado saltou mais de 24% em quatro anos do Governo Ricardo Coutinho. O levantamento também mostra a Paraíba como um dos estados que mais comprometem a receita com gastos de pessoal no país, o que fere a Lei de Responsabilidade Fiscal.

A Paraíba compromete 61,18% da receita com a folha de pessoal, ficando atrás apenas de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul. A despesa, de acordo com o relatório, saiu de R$ 4,4 milhões em 2013 para R$ 5,47 milhões em 2016. Os gastos de custeio, no mesmo período, subiram 9%.

No comparativo com 2013, a capacidade de investimento da Paraíba caiu 15%, redução acompanhada de uma queda acentuada nas inversões realizadas pelo Governo, que chegou a 90%. Na análise de contas públicas, a medida pode ser considerada como fator de ineficiência administrativa. O relatório fiscal é realizado em todos os estados da federação, incluindo o Distrito Federal.


Blog Anderson Soares