quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Quando sai o resultado do Enem 2017

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC (Ministério da Educação) responsável por organizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o resultado do Enem 2017 será divulgado em janeiro. Para consultar as notas, o candidato deve acessar a página do participante, no portal do Inep, cujo link está disponível logo abaixo, tendo em mãos o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha.

A data de divulgação do resultado individual do Enem 2017 será a mesma tanto para os estudantes que fizeram as provas nos dias 05 e 12 de novembro, quanto para aqueles que participarão do Exame para Privados de Liberdade (Enem PPL), nos dias 12 e 13 de dezembro. A edição deste ano transcorreu com normalidade, apenas com registros pontuais. Em todo o país, no início de janeiro, milhares de estudantes terão em suas notas o destino que seguirão rumo ao ensino superior ou à próxima edição do Enem.

Resultado Enem 2017: Veja aqui!
No dia 19 de janeiro, a partir do momento em que o Inep liberar a consulta ao resultado do Enem 2017, os estudantes deverão acessar a página do participante disponível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante. No acesso, o sistema exige que o candidato informe o seu número de CPF e a senha cadastrada durante a inscrição.

As notas do Enem 2017 estarão separadas em cinco partes diferentes. As quatro primeiras correspondem às áreas de conhecimento das provas objetivas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. A quinta corresponde à prova de redação, avaliada de 0 a 1.000 pontos. À frente das cinco notas, existe a situação do participante no dia de prova, se ausente ou presente.

Recuperar senha do Enem 2017 para consultar o resultado
Como dissemos, é impossível consultar o resultado do Enem 2017 sem informar a senha cadastrada no ato da inscrição. Sabendo quem muitos dos participantes não guardam e esquecem suas senhas com facilidade, a organização do Exame oferece uma maneira bem simples e eficiente para cadastrar uma nova.

Quem tiver a necessidade de recuperar senha do Enem 2017, deve acessar a própria página do participante e localizar um link de apoio, em azul no canto inferior direito da página, com a opção “Esqueci minha senha”. Ao clicar, uma nova página será aberta e nela deverão ser preenchidos alguns campos: CPF, data de nascimento, nome da mãe (caso tenha sido cadastrado), UF de residência (Estado) e município de residência. Depois disso, basta inserir a nova senha, confirmando-a no campo seguinte. São permitidos entre 6 e 10 caracteres com letras e números, com diferenciação entre maiúsculo e minúsculo.