sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Com a nova sede do SAMU-Regional 192 em Piancó, população espera que chamadas sejam gravadas

(Imagem ilustrativa/Reprodução)
Para sua segurança esta ligação estará sendo gravada”. Quem costuma ligar para serviços de SAC de grandes empresas já está acostumado com esta frase e acaba não percebendo a importância do seu significado. Além da segurança, um sistema de gravação de chamadas tem uma série de outros benefícios. 

A gravação de chamadas até pouco tempo estava restrita a call centers e grandes empresas, devido ao seu alto custo de implantação. Com o advento das plataformas de comunicação IP baseadas em código livre, este recurso deixou de ser um item de luxo e passou a ser uma funcionalidade do sistema. Pequenas e médias empresas já estão se beneficiando das vantagens de registrar tudo o que ocorre em suas ligações.

Os arquivos de gravação de chamadas podem também ser utilizados em treinamentos internos. Exemplos de atendimentos, resoluções de problemas e argumentações podem servir de aprendizado para novos funcionários. Feedbacks positivos de clientes podem ser apresentados em reuniões comerciais e aprimoramento dos canais de atendimento.

(Nova sede do SAMU em Piancó)
Na cidade de Patos, região das Espinharas, o SAMU já faz as gravações das chamadas. Em Piancó não há esse serviço, o que evitaria os trotes e serviria para o aprendizado dos funcionários com relação a atendimento positivos e aprimoramentos. De acordo com a PORTARIA Nº 2.657, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2004, DIMENSIONAMENTO TÉCNICO PARA A ESTRUTURAÇÃO FÍSICA DAS CENTRAIS DE REGULAÇÃO MÉDICA DE URGÊNCIAS – CENTRAIS SAMU-192, ALÍNEAS: g) sistema de gravação digital contínua para registro de toda a comunicação efetuada por telefone e rádio, com acesso protegido, permitido apenas às pessoas autorizadas pela Coordenação do Serviço; e h) sistema de gestão informatizado para arquivamento dos registros gerados pela regulação.

De janeiro a outubro de 2015 a central responsável pelo atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) recebeu quase 12 milhões de ligações em todo o país, mas 6,8 milhões, mais da metade das chamadas recebidas, não eram destinadas ao serviço. Por isso, é importante em quais situações devemos acionar este serviço.

O SAMU 192 está disponível para a população em momentos de urgência e emergência médica e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. A ligação é gratuita e pode ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel. O serviço reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que podem prestar socorro em emergências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental para a população em qualquer lugar, seja na residência, local de trabalho ou vias públicas.