terça-feira, 21 de novembro de 2017

Semana do Doador de Sangue; Procure o Homonúcleo mais próximo

Com o tema ‘A chance de salvar vidas corre em suas veias’, o Hemocentro da Paraíba celebrará, a partir desta terça-feira (21) até o sábado (25), a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Durante quatro dias, o Hemocentro realizará uma programação especial. Além de homenagens, haverá palestras educativas, apresentação musical e blitz educativa na orla de João Pessoa. Na abertura, a partir das 9h, no auditório do Hemocentro, estão previstas ações alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra (comemorado no dia 20 de novembro).

“Queremos parabenizar e agradecer os doadores por seus gestos solidários”, frisou a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Luciana Vieira Gomes. Para ela, apesar do aumento do número de doações registradas nos nove primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, ainda é preciso avançar na prática solidária da doação.

“Constatamos um aumento em torno de 5% do número de doações, que saltaram de 28.042, entre janeiro e setembro de 2016, para 29.719, no mesmo período em 2017. Temos que agradecer aos doadores e lembrar que as doações não podem parar. Há um aumento crescente e exponencial na demanda por transfusão”, pontuou Luciana Vieira Gomes.

Na abertura da Semana do Doador, haverá ações em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra (comemorado no dia 20 de novembro) que será celebrado na terça-feira (21) no Hemocentro. O objetivo é esclarecer e desmistificar a Anemia Falciforme, doença hereditária que prevalece na população afrodescendente, e lembrar das ações do Novembro Azul. As ações estão programadas para começar a partir das 9h, no auditório da instituição.

Para falar sobre a Anemia Falciforme, a médica hematologista Sandra Sibele será a convidada do Hemocentro. Na ocasião, o enfermeiro Orlando Ventura também irá tratar da importância da prevenção ao câncer de próstata e a nutricionista Glória Medeiros irá abordar o tema da alimentação saudável para pessoas com Anemia Falciforme.

Vale lembrar que a característica principal da Anemia Falciforme é a alteração nas hemácias, que perdem a forma arredondada, endurecem e tomam o aspecto de uma foice (o que dá origem ao termo falciforme), dificultando a passagem do sangue pelos vasos e a oxigenação dos tecidos. Os principais sintomas são a icterícia, anemia crônica, crises dolorosas nos ossos e músculos.

Já a quarta-feira (22) será o Dia da Beleza e o início das homenagens. Para quem for doar sangue, o Hemocentro irá oferecer serviços de beleza, como corte de cabelo e limpeza de pele, nos horários da manhã e tarde. Os parceiros que durante o ano realizaram ações em prol da causa do sangue receberão homenagens.

Na quinta-feira (23), a ação será na praia do Cabo Branco, próximo ao Busto de Tamandaré, a partir das 19h. Profissionais de academias de ginástica vão realizar um circuito funcional e convidar a população para participar. Haverá ainda entrega de panfletos sobre a importância da doação de sangue.

As homenagens ao doador voluntário de sangue serão na sexta-feira (24), a partir das 9h, no Hemocentro da Paraíba. O doador que comparecer ao Hemocentro será acolhido com uma apresentação musical, um lanche especial e uma homenagem especial para os doadores mais antigos e mais jovens do Hemocentro da Paraíba, previamente convidados.

DIA NACIONAL DO DOADOR – Encerrando as atividades, no Dia Nacional do Doador de sangue (25), está programada a realização de uma coleta externa que acontecerá no Centro Espírita Viana de Carvalho, no bairro dos Expedicionários, das 8h às 17h.

A coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Elaine Santana de Farias, explicou que a ação faz parte da campanha ‘Amigo Doador’, realizada pela instituição em parceria com a ONG Doe Sangue PB. Neste dia, o Hemocentro da Paraíba também funcionará normalmente, com atendimento ao doador das 7h às 17h.

A coordenadora explicou ainda que a intenção das ações desenvolvidas na Semana Alusiva ao Doador Voluntário de Sangue é divulgar a importância do ato de doar sangue e, principalmente, homenagear e agradecer aos doadores por este gesto de salvar vidas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO



Dia 21 – Terça-feira

9h – Abertura da Semana Nacional do Doador de Sangue

9h40: Palestra sobre a Importância da Prevenção do Câncer de Próstata

Palestrante: Orlando Ventura – Enfermeiro do Hemocentro da Paraíba

Comemoração alusiva ao Dia Nacional de Consciência Negra

10h: Palestra sobre Anemia Falciforme

Palestrante: Médica hematologista Sandra Sibele

10h30: Palestra sobre Alimentação Saudável para Pessoas com Anemia Falciforme

Palestrante: Nutricionista Glória Medeiros



DIA 22 – Quarta-feira

9h até 17h: Dia da Beleza, com corte de cabelo e limpeza de pele

9h30: Homenagens aos parceiros das ações em prol da doação de sangue



DIA 23 – Quinta-feira

19h: Blitz na praia do Cabo Branco, com circuito funcional e entrega de panfletos



DIA 24 – Sexta-feira

9h: Acolhimento especial aos Doadores de Sangue

10h: Homenagens aos doadores mais antigos e jovens



DIA 25 – Sábado

Das 8 às 16h: Coleta externa