quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Desenvolvimento da região do Vale do Piancó entra em pauta na Assembleia com sessão sobre Inovale; Sessão especial ocorreu na tarde desta terça-feira (7)

Fomentar a produtividade, competitividade e sustentabilidade dos principais setores econômicos do Vale do Piancó e das regiões adjacentes - esse é o objetivo da 1ª edição da Expofeira de Inovação e Empreendedorismo do Vale do Piancó (Inovale), que foi tema de sessão especial realizada na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nesta terça-feira. A feira irá ocorrer dos dias 16 a 18 de novembro, no município de Itaporanga. 

A região, que é constituída por 18 municípios, atualmente possui cerca de 150 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e um PIB de quase R$ 700 mil. Buscando incentivar o desenvolvimento da região, o Sebrae Paraíba, junto a instituições públicas e privadas da região realizou um plano de desenvolvimento da região que culmina com a Expofeira. 

"Cumprindo nossa missão de promover a competitividade sustentável dos pequenos negócios, a Feira busca justamente trazer o desenvolvimento da região", afirma a gerente do Sebrae, Anna Stefânia, acrescentando ainda que os destaques do Vale do Piancó são da indústria têxtil, além do agronegócio com a pecuária leiteira e o arroz vermelho, que geram grande parte dos empregos e da renda da região.

Para o secretário de desenvolvimento agropecuário e meio ambiente de Itaporanga, Alberlando Leite, presente na sessão, a Expofeira será a chance de mostrar o potencial que o Vale do Piancó tem. "Hoje, nós já exportamos para todo o país e até mesmo para outros países. A feira é a chance de mostrar os nichos de mercados que temos na região e a nossa cultura para o mundo", diz o secretário. 

O presidente da Casa Epitácio Pessoa, Gervásio Maia, que fez a propositura da sessão, apontou a relevância do evento para todo o estado. “No Sertão, enfrentamos uma dificuldade tremenda por conta da falta de chuva, comprometendo uma série de setores, sobretudo a agricultura e a agropecuária. Estabelecer alternativas que possam impulsionar a economia, gerando empregos nessa região é algo de extrema importância, fundamental”, pontuou Gervásio Maia.

Já o deputado João Gonçalves apontou também a realização da Expofeira como uma forma de promover ainda mais o desenvolvimento do Vale do Piancó, especialmente a cidade de Itaporanga. “É uma região extremamente promissora, com uma economia que se fortalece a cada dia, gerando desenvolvimento”, disse. “O presidente Gervásio Maia está de parabéns ao promover essa Sessão, reconhecendo a relevância do Vale do Piancó”, acrescentou.

Inovale – A 1ª edição da Expofeira de Inovação e Empreendedorismo do Vale do Piancó (Inovale) ocorrerá de 16 a 18 de novembro no município de Itaporanga, Sertão paraibano. O objetivo do evento é fortalecer a cadeia produtiva dos municípios que integram o Vale do Piancó, com foco na competitividade e sustentabilidade da região.

Com Assessoria