quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Chuvas isoladas vão continuar no Sertão da Paraíba, afirma meteorologista


Entre hoje, 28 de novembro, e o dia 01 de dezembro, mais chuvas isoladas devem ocorrer no Sertão e Alto-sertão do estado. Tal fato deve-se a presença de um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis) sobre o Nordeste, e também a aproximação da Zona de Convergência Intertropical, já que novembro é o primeiro mês da pré-estação chuvosa do semiárido do estado. Além disso a aproximação de uma frente fria no sul da Bahia deve também contribuir para a ocorrência de chuvas isoladas na região.

Entende-se por pré-estação chuvosa o período de 03 meses que antecede o início da estação chuvosa do semiárido da Paraíba, esse período corresponde aos meses de novembro, dezembro e janeiro.

Para o físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira as chuvas estão ocorrendo dentro do previsto, ou seja, chuvas isoladas e em pequena quantidade no Sertão e Alto-sertão do estado em novembro, fato que sinaliza ainda para uma normalidade climática, tendo em vista que a expectativa é de uma La Niña fraca atuando nos próximos meses no Pacífico Central.

Encontra-se mais frio que o Normal, fato observado desde o mês de julho, segundo a NOAA (Agência Espacial Americana que Monitora o Clima e os Oceanos), o fenômeno La Niña deve se configurar entre dezembro e janeiro.


Da Redação
Com Rodrigo Cézar Limeira - Portal Ciência em Foco