terça-feira, 26 de setembro de 2017

Tovar quer levar serviços do Centro de Operações Rio para Campina Grande

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, Tovar Correia Lima, visitou, nesta segunda-feira (25), o Centro de Operações Rio (COR), no Rio de Janeiro. O gestor foi verificar o funcionamento da unidade para levar alguns serviços para a Rainha da Borborema. “A tecnologia é uma aliada para o funcionamento da cidade e para assegurar segurança e menos transtornos aos cidadãos. Vamos conhecer essa experiência de perto, pois ela vem rendendo vários frutos positivos”, disse.

O Centro de Operações Rio é uma espécie de quartel-general da prefeitura, que integra cerca de 30 órgãos municipais e concessionárias com o objetivo de monitorar e otimizar o funcionamento da cidade, além de antecipar soluções e minimizar as ocorrências, alertando aos setores responsáveis sobre os riscos e as medidas urgentes que devem ser tomadas em casos de emergências como chuvas fortes, acidentes de trânsito e deslizamentos.

Cerca de 800 câmeras da prefeitura são monitoradas pela equipe do COR, que também tem acesso a outras 400 gerenciadas por concessionárias de serviços públicos e pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. Em situações de crise, o centro operacional conta ainda com sistema de videoconferência que permite comunicação em tempo real com a residência oficial do prefeito e a sede da Defesa Civil municipal. 

Assessoria