sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Tovar comemora dois anos da lei que garante acesso de crianças ao Ensino Fundamental


O deputado estadual licenciado Tovar Correia Lima (PSDB) comemorou os dois anos de vigência da lei estadual 10.521/2015 que garante a matrícula no 1º ano do Ensino Fundamental de crianças que completarem seis anos até o dia 30 de junho do ano em curso. “Neste 8 de setembro, Dia Internacional da Alfabetização, apesar dos indicadores que ainda não são nada animadores na nossa Paraíba, temos que comemorar uma lei, resultante de um projeto de nossa autoria, que garante acesso à escola. Antes, as crianças precisavam ter 6 anos completos para ingresso no Ensino Fundamental”, disse.

Para o deputado Tovar, a sanção da lei foi resultado de muita mobilização dos pais de alunos e contou com a união da classe política em torno de um objetivo maior. Através dela, fica garantida a matrícula no 1º ano do Ensino Fundamental de crianças que completarem seis anos até o dia 30 de junho.

A legislação também assegura aos alunos que já estejam cursando a Educação Infantil e completem seis anos de idade em data posterior a estabelecida pela lei, a matrícula e o ingresso no primeiro ano do Ensino Fundamental, para fins de continuidade do percurso escolar.

A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que a alfabetização das crianças deverá ocorrer até o terceiro ano do ensino fundamental, com o objetivo de garantir o direito fundamental de aprender a ler e escrever.

Analfabetismo - A Paraíba tem mais de 500 mil residentes que não são alfabetizados, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, das 3,069 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade que moram na Paraíba, 2,543 milhões são alfabetizadas e 526 mil, não.

Tovar elogia mudanças no São João e destaca que cidade será enredo de samba no Rio 

O deputado estadual licenciado Tovar Correia Lima (PSDB) elogiou as mudanças anunciadas pelo prefeito tucano Romero Rodrigues para a edição 2018 do São João de Campina Grande. As principais alterações são a ampliação do espaço da festa, que abrigará palco 360º na Estação Velha (reformada), com novas estruturas e um amplo estacionamento na área atual do Parque do Povo. “Campina é uma terra de muitos encantos, grande potencial turístico e mais uma vez será tema de enredo de escola de samba no Rio de Janeiro, o que nos ajuda a divulgar ainda mais nossa terra e nossa cultura”, disse.

“Essas mudanças vêm para profissionalizar e melhorar uma festa que já é conhecida internacionalmente. O prefeito Romero teve a coragem de fazer modificações e elas, em um primeiro momento, acabam não agradando, mas depois a população entende que foi o melhor a ser feito. Na edição deste ano, por exemplo, foram anunciadas as mudanças, foram feitas criticas, mas ao final a festa foi um sucesso e todos saíram satisfeitos”, comentou.

Tovar destacou a grande potencialidade turística de Campina Grande e disse que mesmo sem apoio do Governo do Estado, a Prefeitura vem conseguindo divulgar muito bem a cidade e atrair um grande número de turistas. “Nossa cidade encanta todos que por aqui passam. Próximo ano seremos mais uma vez enredo de samba na Sapucai, pois a Mangueira vai falar da cultura da Rainha da Borborema”, disse.

Mudanças - O novo projeto contempla um espaço que começa no Parque do Povo e vai até a área próxima à Estação Velha (que será reformada), onde ficaria o palco principal da festa, em formato 360º. Toda a área terá calçadas padronizadas. A parte superior do Parque do Povo vai ser reservada para uma estrutura que abrigará a Vila do Artesão e o estacionamento. Na parte inferior será reservado espaços para as apresentações das quadrilhas, com uma arena para apresentações, com camarins e maior infraestrutura.

O palco 360º deve ficar localizado na Estação Velha, com espaço para bares e restaurantes. Vai ter também uma cidade histórica com réplicas da biblioteca central, catedral, Cine Capitólio, Prefeitura e outros.




Da Redação
Com Assessoria