segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Salão do Empreendedor Rural aborda inovação, tecnologia e sustentabilidade

(Reprodução)
Desde domingo, 17,  até 24 de setembro, a 50ª edição da Expofeira Paraíba Agronegócios, realiza o Salão do Empreendedor Rural com mais de 30 palestras, oficinas e torneiros leiteiros. O evento é uma realização do Sebrae Paraíba com entidades parceiras dos produtores rurais e visa contribuir com a sustentabilidade dos negócios rurais, estimular a competitividade e trazer inovações para este setor da economia, cujo perfil empreendedor está cada vez mais conectado às novas tecnologias da informação e comunicação.

Segundo pesquisa realizada este ano pelo Sebrae eles estão cada vez mais conectados com as novas tecnologias da informação e comunicação (Tic). Na Paraíba, 95,4% dos entrevistados têm aparelhos celular com acesso à internet e 77,2% utilizam a rede mundial para assuntos pessoais e para questões relacionadas ao próprio negócio. De acordo com o gerente de Agronegócios do Sebrae Paraíba, Antônio Felinto, o objetivo é “aproximar os empreendedores rurais de práticas inovadoras, aumentando com isso a competitividade e o acesso ao mercado”, disse.

A programação é extensa e conta com atividades diárias. O mote da modernização do campo será abordado pelo empresário Kleber Booxduor que irá ministrar a palestra “Implantação de novas tecnologias no campo com equipamentos de Drones e aplicativos”. Na temática da sustentabilidade ambiental o destaque será a palestra do Dr. Sebastião Oliveira Pereira, da Emater PB, sobre o “Uso da Energia Fotovoltaica na Agricultura”. Já em relação à sustentabilidade empresarial, ressaltamos a palestra do analista do Sebrae PB, Alexandro Teixeira, que vai enfatizar a “Comercialização de Produtos Rurais” e a palestra do consultor do Sebrae PB, Rui Trombeta, sobre o “Cenário de Mercado para setor de Pisicultura na Paraíba”.

O Salão conta ainda com oficinas tecnológicas sobre “Métodos de Enxertia” e “Blocos nutricionais”. No palco principal do evento, das 8h às 12h do domingo (17), serão realizados os torneios Leiteiro e Leiteiro da raça Sindi. As oficinas tecnológicas e palestras têm capacidade para 100 pessoas. O público estimado para a 50ª Paraíba Agronegócios é de 60 mil pessoas. Embora seja um evento que atrai muitas famílias que buscam mostrar às crianças a diversidade de animais em exposição, o foco da Feira é a promoção do agronegócio. Deste modo, os organizadores esperam movimentar R$10 milhões em negócios diretos e indiretos.

Serviço:
Salão do Empreendedor Rural 
Data: de 17 a 24 de setembro
Local: Parque de Exposição Henrique Vieira de Melo, no bairro do Cristo, dentro da programação da 50ª Feira Paraíba Agronegócios.