terça-feira, 12 de setembro de 2017

Romero e Tovar vão à aula inaugural do Proafe e destacam importância para formação de jovens

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), acompanhou a aula inaugural do Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município (Proafe), na manhã terça-feira (12), juntamente com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Tovar Correia Lima, na sede da Secretaria, no Museu Vivo de Ciência.

O Proafe é fruto de uma parceria da SECTI e da Secretaria de Educação e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e oferece aulas experimentais nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática, Química e Física para alunos da rede pública, além de oportunidade de estágio para alunos dos cursos de licenciatura da UEPB.

“Apoiar e incentivar a formação de nossas crianças e jovens é fundamental para obtermos desenvolvimento. A Prefeitura de Campina Grande tem muito orgulho em poder investir nesse projeto, que já mudou a vida de muita gente, ajudando na formação dos alunos da rede pública e dos universitários que passam a ter a vivência de sala de aula”, reforçou o prefeito.

O secretário Tovar Correia Lima destacou que também é papel da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia atuar como uma facilitadora para a disseminação de conhecimento na área, além de contribuir para a formação de novos pesquisadores, cientistas e profissionais do setor tecnológico. “Essa é uma política pública essencial da nossa Pasta, que queremos fortalecer cada vez mais. Faz bem para eles (os estudantes) e faz para o futuro de nossa cidade e do nosso Estado”, comentou.

Proafe – O programa atua nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática, Química e Física, para alunos do 6º e do 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais de nossa cidade. Durante um período de oito semanas, as turmas do 6º ano assistirão aulas práticas de Ciências da Natureza e de Matemática, enquanto que os alunos do 9º ano assistirão aulas práticas de Física e de Química, contemplando o conteúdo teórico ministrado na escola.

A Universidade Estadual, através de convênio, disponibiliza os estagiários dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, licenciatura em Matemática, licenciatura em Física e licenciatura em Química, para ministrar aulas práticas aos estudantes do programa. As aulas são realizadas nos laboratórios do Museu Vivo de Ciência de Campina Grande. 

Assessoria