sábado, 23 de setembro de 2017

O que a Bíblia diz sobre ajudar o próximo?

(Reprodução)
A Bíblia diz que ajudar o próximo é uma parte muito importante da vida do ser humano que crer nos ensinamentos bíblicos. Ajudar o próximo é expressar o amor de Deus. Existem muitas formas de ajudar o próximo.

Quem é meu próximo?
Seu próximo é quem estiver perto de você. Quando um homem perguntou a Jesus quem era seu próximo, Jesus contou a parábola do bom samaritano. Um homem estava caído no chão, ferido. Três homens passaram por ele mas apenas um o ajudou. Judeus e samaritanos eram inimigos mas o samaritano ajudou o judeu ferido. Jesus disse que devemos fazer o mesmo (Lucas 10:36-37).

Jesus disse que devemos ajudar quem precisa de ajuda, independentemente de quem seja. Deus ama todos, mesmo pessoas muito ruins. Ninguém merece a ajuda de Deus mas Ele dá ajuda de graça, porque nos ama. Quando ajudamos outra pessoa, mesmo sem merecer, mostramos o amor de Deus.

Ajudar em vez de julgar
Quantas vezes na vida você já opinou sobre os demais? Parece que julgar é o esporte favorito de muitas pessoas; também é o seu? Você talvez nem sequer tenha se dado conta, porque é algo que muitos o fazem quase de forma automática.

O problema disso é que você não ajuda nem a quem julga nem a si mesmo. Pense em quantas vezes você perdeu ou afetou uma relação através de julgamentos ou críticas realizadas. Dessa vez quero falar sobre a outra cara da moeda: a crítica objetiva. Você verá que não é tão difícil ajudar em vez de julgar.

Antes de ver a vida dos demais, observe a sua
Nós vivemos escutando e vendo os demais, e portanto é muito fácil dar nossa opinião. Antes de abrir a boca da próxima vez, pense em como vai a sua vida como um exercício de auto-avaliação.

Na maioria das vezes criticamos nos demais o que não gostamos em nossa vida. Talvez você não aceite assim de supetão, mas pense mais profundamente: Você julga a forma como a sua amiga ou amigo se veste porque sente que você não pode fazer o mesmo, mesmo que deseje? Aquilo que você critica diz muito mais sobre você do que você imagina.

amenteemaravilhosa