segunda-feira, 18 de setembro de 2017

II Olimpíada paraibana do SAMU 192; Base de Piancó fica em 2º lugar

Foi encerrada, no último sábado, (16/09), no Ginásio de Esportes “O Rivaldão”, em Patos, a II Olimpíada Paraibana do SAMU-192 que teve como vencedor a equipe 2 da base do SAMU de Patos.

O evento começou na sexta-feira, (15/09), e foi encerrado neste sábado, pela manhã, e contou com a participação de equipes do SAMU de vários municípios do estado, a exemplo de João Pessoa, Cabedelo, Piancó, Itaporanga, Água Branca, entre outros.

Resultado da Olimpíada 
3º lugar para a Equipe 2 de João Pessoa; o 2º lugar para a Equipe 1 de Piancó e o primeiro lugar deixou três equipes empatadas, tendo como critério de desempate, o tempo de atendimento. A Equipe 2 de Patos foi a vencedora. Todos os participantes receberam certificados e a premiação foi entregue pelo Coordenador do SAMU/Patos, Paulo Brandão, junto com a Secretária Municipal de Saúde, Andressa Lopes, que avaliou como como muito positivo o evento.

Otimizar e dar mais rapidez ao atendimento nas ruas 
Esse foi o objetivo da semana das Olimpíadas do SAMU. A equipe do SAMU de Piancó brilhou no evento e conquistou o 2º lugar da competição. "A todos os profissionais, heróis da vida, nosso agradecimento pelo grande serviço prestado a população e pelo excelente desempenho nas Olimpíadas do SAMU".

A competição 
Consistiu em simulações de ocorrências com alto grau de segurança, levando em consideração o tempo utilizado na operação de salvamento, servindo como capacitação para os profissionais participantes. O corpo de jurados foi formado por profissionais de outras localidades e com total isenção para o julgamento. Um desses juízes foi o enfermeiro da base do SAMU de Gravatá-PE, Jackson Joaquim, que considerou o evento muito organizado, e ainda ressaltou que, em oito anos de SAMU, nunca tinha participado de um evento como esse.

O balanço das simulações serviu de parâmetro para um melhor atendimento de socorro aos pacientes que precisem dos serviços de atendimento de urgência. A II Olimpíada Paraibana de SAMU fez parte das comemorações dos 11 anos de instalação da unidade no município de Patos.

“Um momento de grande relevância para o SAMU de nossa Paraíba, onde os profissionais que tiveram a oportunidade de participar desses dois dias de evento, tiveram momentos de grande competitividade, de descontração e, acima de tudo, aprimoraram seus conhecimentos através das trocas de experiências com os próprios colegas”, disse a secretária ressaltando a felicidade com o resultado que deu a Patos a conquista do primeiro e quarto lugares na olimpíada.

Logo após a premiação, o evento se encerrou com uma confraternização entre as equipes participantes. 

Da Redação
Com MaisPatos
SAMU-192