quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Enaqua traz grandes nomes da piscicultura e carcinocultura para a PB

Relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), divulgado em 2016, estima que o Brasil deve registrar crescimento de 104% na pesca e aquicultura até 2025. Para incentivar o crescimento sustentável do setor na Paraíba, o Sebrae realiza nesta quarta (27) e quinta-feira (28) o II Encontro Paraibano de Aquicultura (Enaqua), no município de Guarabira.

O evento contará com palestras de especialistas renomados da área, como Fernando Kubitza, que atua como consultor de empresas nacionais e internacionais em diversos ramos da cadeia produtiva da aquicultura, e Itamar Rocha, presidente da Associação Brasileiro dos Criadores de Camarão. Haverá também uma feira de negócios e degustação ao final de cada dia.

De acordo com o coordenador de Agronegócios do Sebrae Paraíba, Jucieux Palmeira, a grande inovação do encontro este ano, que já está em sua segunda edição, é a inclusão de temas voltados para a carcinocultura na programação. “Essa é uma área que vem apresentando um crescimento cada vez maior na Paraíba e, por isso, é importante que esses produtores detenham conhecimento sobre a as formas de gestão, de tributação e tudo que envolve o mercado, para que possa se desenvolver de maneira sustentável”, afirma.

Outros especialistas de renome internacional e nacional que participarão do evento é o secretário executivo da Associação Cearense de Aquicultura, Antônio Albuquerque, e o presidente da Associação Brasileira da Piscicultura, Francisco Medeiros.

Crescimento – Tanto a produção quanto o consumo de pescado no Brasil vem crescendo a cada ano. No caso da produção, dados do IBGE apontam que, em 2015, foram 483 mil toneladas de peixe, com incremento de 1,5% em relação a 2014. De acordo com o Ministério da Agricultura, o consumo de pescado no Brasil - de 14,4 kg por habitante/ano - já superou o recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é 12 kg, por habitante, a cada ano.

Serviço:
O que: II Encontro Paraibano de Aquicultura (Enaqua)
Quando: 27 e 28 de setembro
Onde: Maison D’Mel Recepções e Eventos, Guarabira (PB), na saída para a cidade de Araçagi

Da Redação
Com Assessoria