quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Deseja participar do edital para receber os Kits-feira? Saiba como!

 (Rafael Carvalho / Ascom Sead)
Se você é agricultor familiar e faz parte de alguma associação ou cooperativa a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) traz uma nova oportunidade. É o edital simplificado de chamamento público para a seleção de empreendimentos da agricultura familiar para o recebimento da doação de Kits-feira.

A ideia é disponibilizar 3.200 kits que beneficiarão 320 organizações em todo o país. As inscrições seguem até o dia 29 de setembro. Confira aqui como participar da seleção. 

De acordo com o subsecretário de Agricultura Familiar (SAF), Everton Ferreira, o edital tem o objetivo de apoiar democraticamente a promoção comercial de produtos em feiras livres. “A feira é uma forma de comercialização mais próxima, realizada no próprio município. E o chamamento é o meio de tornar a seleção transparente e democrática”, explica.

Para participar é simples. Estando entre os municípios contemplados no edital, a organização deve possuir a Declaração Jurídica de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP Jurídica). Verifique o status da sua DAP, aqui. O desempate será resolvido por meio de critérios de pontuação.

Os critérios de pontuação vão considerar os agricultores que tiverem uma parceria formal com a administração municipal para a realização de feiras livres, receberem Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), possuírem o Selo de Identificação da Agricultura Familiar (Sipaf) e certificação orgânica.

Os agricultores devem preencher os seguintes documentos para a inscrição:

- Requerimento, conforme modelo do Anexo II;

- Proposta, conforme modelo do Anexo III;

- Extrato da DAP Jurídica impresso ou em pdf;

- Atas da assembleia de eleição e da posse da diretoria em exercício, registrada no cartório, com RG e CPF dos seus membros;

- Estatuto social consolidado e/ou de constituição, bem com o atualizado vigente, devidamente registrado em cartório;

- Comprovante de Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ);

- Cédula de identidade, carteira nacional de habilitação ou documento equivalente, do representante legal da entidade;

- Relação nominal dos dirigentes, com cópia dos seus RG e CPF, caso não constem nas Atas.



Todos os modelos estão previstos no edital, neste link.



As propostas precisam ser enviadas junto com os documentos listados para o e-mail: editalkitfeira@mda.gov.br ou para o endereço: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário - SBN - Quadra 1 - Ed. Palácio do Desenvolvimento – 2º andar – Brasília-DF, Cep: 70.057-900.



Ouça na Rádio Sead: