quinta-feira, 7 de setembro de 2017

7 de Setembro, data que marca a Independência do Brasil


Conhecido como o Dia da Independência, 7 de Setembro é um feriado marcado por eventos como desfiles cívico-militares por todo o País, aos quais milhares de pessoas comparecem. Em Piancó os desfiles cívicos tiveram início desde o último dia primeiro quando o prefeito Daniel Galdino e a secretária de Educação, Conceição de Maria Serra Galdino, secretários, vereadores, diretores e estudantes de escolas públicas e privadas e a população em geral, se fizeram presente ao pátio da Prefeitura Municipal, para o ato de hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba e de Piancó. Dava-se início a Semana da Pátria na cidade piancoense. Desde então, os desfiles vem sendo realizado todos os dias pelas escolas, onde finalizam suas apresentações cívicas no palanque central, na praça Salviano Leite, na Avenida Gil Galdino, no Centro da cidade.

Neste dia 7 a comunidade piancoense se fará presente, mais uma vez, no praça, em frente ao palanque central, para assistirem vários desfiles e lembrar o dia 7 de setembro.

Um pouco de História
Apesar da decisão de Dom Pedro, os confrontos com a corte portuguesa permaneceram e chegaram ao ponto de, sempre amparado pelas elites e o Partido Brasileiro, o príncipe regente determinou a ruptura política entre Brasil e Portugal.

Em 7 de setembro de 1822, foi proclamada, oficialmente, a Independência do Brasil, em São Paulo. Quando regressou ao Rio de Janeiro, Dom Pedro foi aclamado imperador e coroado com o título de Dom Pedro I, em dezembro de 1822.